Destaques

Esquema de segurança para Copa das Confederações em Pernambuco terá mais de 5 mil profissionais

Nos três dias de jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 em Pernambuco, um esquema especial de segurança vai entrar em campo. Durante a realização do Festival dos Campeões no Estado, 5.240 profissionais das três esferas do governo (federal, estadual e municipal) vão trabalhar de maneira integrada para garantir a segurança dos torcedores. Policiais militares, civis, federais, rodoviários, além de bombeiros e guardas municipais, compõem a comitiva que vai atuar nos próximos dias 16 (Espanha x Uruguai), 19 (Itália x Japão) e 23 de junho (Uruguai x Taiti).

A parte interna da Arena Pernambuco contará ainda com a atuação de mais de 800 stewards, que são seguranças privados responsáveis por controlar os espaços internos, a ocupação correta dos assentos, as entradas e saídas dos torcedores ao estádio. “Os stewards vão funcionar como uma primeira resposta, fazendo todo o monitoramento dentro do estádio. A segurança pública vem como uma segunda resposta, caso seja necessário”, destaca o delegado federal Humberto Freire, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICL).

Além de ter um CICL, que está localizado dentro da Arena Pernambuco, a área externa contará com um Centro de Comando e Controle Móvel, que vai monitorar a movimentação no entorno do estádio. Os veículos utilizados para o centro consistem em caminhões equipados com sistemas de comunicação, câmeras, tecnologia da informação e podem abrigar até doze profissionais. Com essa unidade de serviços, espera-se um gerenciamento mais rápido de qualquer ocorrência que venha a surgir na parte de fora da arena.

Os caminhos de acesso dos torcedores à Arena Pernambuco também terão um reforço na segurança. Policiais estarão presentes na Estação Cosme e Damião, no Terminal Integrado Cosme e Damião, na Estação do TIP, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, nas rotas protocolares e nos Pontos de Verificação de Veículo (PVV).

*Fonte Secopa

Deixe um comentário