Isak Luiz de Castro tem 19 anos, é estudante e mora em Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ele é aluno do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Landelino Barreto Lins e vai representar o Estado em uma feira internacional de iniciação científica, a Mostratec, que acontecerá em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, entre os dias 21 e 27 de outubro.
O estudante foi selecionado para a feira com o projeto Jovens Estudantes de Paudalho (JEP): Do Sociocultural ao Político, que conta a história da agremiação estudantil fundada há cerca de 50 anos em Paudalho e que teve grande força política no final do regime militar. “A pesquisa nasceu de um outro trabalho meu, o Entre Fatos e Fontes: Revisitando a História Política de Paudalho (1963 a 1988), que foi premiado na Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), no início deste ano. Foi pesquisando sobre a história política da cidade que surgiu a ideia de estudar o JEP”, afirmou o aluno.
”É fundamental que o jovem pesquisador seja crítico e esteja atento à realidade ao seu redor. Ser crítico é saber fazer perguntas, e não responder questionários”, diz o professor Aluízio Medeiros, ressaltando a importância da pesquisa científica ainda no ensino médio. Medeiros é orientador de Isak e responsável pela introdução da disciplina de Iniciação Científica na escola através do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Governo Federal, que incentiva a prática de pesquisa em escolas públicas.
Apesar de nervoso com a viagem, Isak não deixa de fazer planos para o futuro e já está de olho no vestibular do ano que vem. “Estou muito ansioso e correndo demais por conta da viagem. Vou apresentar o trabalho durante todos os dias da feira e acho que só vou ter noção do tamanho disso tudo quando estiver lá. Mas estou empolgado. Quando terminar o terceiro ano vou prestar vestibular na UFPE para o curso de História, pois pretendo continuar pesquisando sobre a minha cidade”, afirmou.
*Com informações do JC Online