Educação Últimas Notícias

Estudante deve avaliar opções e estar atento a nota de corte muito alta

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou balanço, fechado às 17 horas, nesta terça-feira, 8, dos dois primeiros dias de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele pediu aos estudantes que analisem com calma todas as opções de cursos, já que alguns dos mais procurados têm notas de corte muito altas.

“Tem curso com [oferta de] cem vagas que tem quase 9 mil inscritos; quem estiver muito abaixo da linha da corte não vai conseguir entrar naquele curso”, ponderou o ministro. “O estudante deve tentar analisar outras opções do mesmo curso ou um próximo daquele que queira fazer, se de fato quiser entrar numa faculdade pública”, observou. “O sistema é muito dinâmico: a pessoa pode se inscrever em qualquer curso do Brasil.”

Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até o último dia de inscrições, na sexta-feira, 11, o candidato pode mudar as opções quantas vezes achar necessário. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.

Recorde — Após dois dias no ar, o Sisu já ultrapassou 1.201.148 inscritos e mais de 2.326.353 de inscrições — cada candidato pode fazer duas opções de curso. Os números superam os do ano passado.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319 — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições estarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 11.

O candidato pode definir em que modalidade deseja obter a vaga — ampla concorrência, vagas oferecidas com base na Lei nº 12.711, de 29 de agosto último (Lei de Cotas) e demais políticas afirmativas de algumas instituições de ensino.

Procura — Entre as instituições mais procuradas estão as universidades federais do Ceará, do Rio de Janeiro, Fluminense e Rural de Pernambuco. O curso com maior concorrência é o de medicina da Universidade Federal do Ceará.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Seus) do MEC nº 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25.

Deixe um comentário