Educação

Estudantes de Carpina participam do Congresso Negritude e Resistência  

O 2° Congresso Negritude e Resistência, na Mata Norte, foi marcado por uma discussão mais ampla sobre a cultura negra, a exemplo da sua trajetória de luta social, as políticas públicas para a juventude e os desafios para a mulher negra.

O encontro aconteceu na Escola Estadual José de Lima Júnior e Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros. Na programação, rodas de conversa, oficinas de capoeira, máscaras africanas e boneca Abayomi, sessões de cinema, II Mostra Afrobrasileira de gastronomia e religiosidade, palestras interativas, apresentações culturais de maracatu, capoeira e maculelê, rodas de leitura, desfile da beleza negra e recitação de poemas.

Para ministrar as palestras, foram convidados o jornalista Gabriel Negrão, ex-ativista do movimento LGBT, que trabalha na Secretaria da Mulher, com ações no município de Ipojuca, além de Lucidalva Nascimento, ativista do movimento negro, lotada na Secretaria da Mulher, com ações no Ipojuca, e Vera Gomes, ex-assessora da Presidência da República, ativista do movimento negro  em Olinda.

Com a morte do membro do grupo ASSOJUCAP, Paulinho da Capoeira, responsável pelas apresentações culturais nos dias 23 e 24, e das manifestações que ocasionaram na Parada Nacional do dia 25, a programação prevista para a escola José de Lima Júnior foi transferida para o dia 30 de Novembro.   As palestras, oficinas e discussões aconteceram como o previsto, porém as apresentações culturais foram reprogramadas para a semana seguinte. Na ocasião, foram realizadas as oficinas de capoeira na Escola Técnica e, de bonecas Abayomi, na escola José de Lima Júnior.

Apesar das alterações de datas e horários, a equipe cumpriu o planejado para cada escola.

O 2° Congresso Negritude e Resistência na Mata Norte é uma realização da produtora Cultural Joseane Rocha, com incentivo do FUNCULTURA, através da FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

1-e 2-e

3-e 4-e

5-e 6-e

7-e 8-e

 

 

Deixe um comentário