Últimas Notícias

Estudantes fazem prova para curso técnico no domingo (10)

A esperança de conseguir uma qualificação para entrar no mercado de trabalho foi o que motivou a estudante, Shirley Miranda, 18 anos, a fazer a inscrição para o curso técnico de enfermagem. Seguindo o exemplo dela, outros 20.770 alunos, também tentaram uma vaga no domingo (10), para um dos 12 cursos técnicos oferecidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEE).  O gabarito pode ser conferido no site da Fadurpe (http://www.fadurpe.com.br/seep2013/)

“Acredito que é estudando que terei a chance de conseguir entrar no mercado de trabalho. Por isso, fiz a inscrição no curso de enfermagem. Estou preparada para a prova porque estudei, pelo menos, quatro horas por dia”, disse a aluna, Shirley Miranda.

Já a professora de Ciências, Gliseide Ferreira, 47 anos, tenta uma vaga para o curso técnico de tradutor em libras. “Acho que na minha profissão temos que fazer cursos para se reciclar”, analisou declarando sua paixão pela profissão. De caráter eliminatório e classificatório, as provas constaram de 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática, e tiveram duração de três horas.

Foram oferecidas 2.180 vagas, sendo 1.920 para Escolas Técnicas Estaduais e 260 para Centros Tecnológicos Estaduais – SECTEC/PE, em cursos como administração, edificações, enfermagem, logística, segurança no trabalho e informática para internet. Já os Centros Tecnológicos oferecem cursos de comunicação visual, química, modelagem do vestuário, alimentos, desenho da construção civil e eletroeletrônica.

O edital reservou 80% das vagas nas Escolas Técnicas Estaduais aos candidatos que concluíram o ensino médio na rede pública. Os outros 20% serão ocupados por alunos procedentes do ensino privado. A seleção consolida e fortalece a rede de educação profissional no Estado, ampliando o atendimento oferecido pelas escolas técnicas e são destinadas a jovens que já concluíram o ensino médio e pretendem continuar seus estudos através de cursos técnicos de nível médio (subsequente).

Deixe um comentário