A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está descentralizando o diagnóstico laboratorial de Dengue, Hepatites, Doença de Chagas e Leishmaniose para o Interior do Estado. O objetivo é diminuir o tempo de espera pelo resultado de um exame para cerca de cinco dias. Atualmente, o paciente espera mais de 20 dias pelo diagnóstico, que é enviado para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. Agora, os exames serão realizados nos onze municípios sedes de Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Nesta terça-feira (15), o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu os prefeitos e secretários de Saúde de Limoeiro, Goiana, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. Eles assinaram um convênio para realizar os exames nos Centros Municipais de Testagem e Acolhimento (CTAs), que já possuem estrutura pronta para realizar o procedimento.
Por meio do convênio, a SES repassará, inicialmente, cerca de R$ 103 mil para os sete municípios, visando adequações na estrutura física dos CTAs. Após o primeiro ano, o repasse anual será de R$ 13,5 mil para cada município, para custeio. A SES repassará ainda todos os insumos necessários para a realização dos exames. Nas outras regiões, os diagnósticos laboratoriais serão realizados nos hospitais regionais (Palmares e Ouricuri) e nos laboratórios das Geres (Caruaru e Petrolina). No Recife, a sorologia continua sendo realizada no Lacen.
“A logística para enviar as amostras em condições adequadas até o Recife é um desafio, pois elas são coletadas nas unidades de Saúde, encaminhadas para as sedes das Geres e, só depois, são enviadas para o Recife. Com essa nova rede de apoio ao diagnóstico, vamos agilizar e qualificar a assistência prestada aos pacientes pelos médicos, que poderão conduzir o tratamento em tempo oportuno”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira.Dados Leishmaniose – Em 2011, foram notificados 74 casos de Leishmaniose Visceral Humana, em Pernambuco, enquanto, em 2010, foram 70 casos.
Doença de Chagas – Em 2011, foram notificados 18 casos de Doenças de Chagas, enquanto, em 2010, foram 40.
Hepatites – Em 2011, a SES notificou 200 casos de Hepatite A, 153 de Hepatite B e 242 de Hepatite C. Já em 2010, foram 253 casos de Hepatite A, 126 de Hepatite B e 80 de Hepatite C.
Dengue – Até o momento, foram notificados 35.611 casos de Dengue em Pernambuco, distribuídos em 178 municípios, o que representa um aumento de 88,81% em relação ao mesmo período de 2011 que notificou 18.861 casos, confirmando 7.957 destes. Neste ano já foram confirmados 10.432 casos da doença. A SES também notificou 30 óbitos suspeitos de dengue, sendo 03 confirmados. No mesmo período de 2011, foram notificados 32 óbitos suspeitos, sendo 19 confirmados.