Medida deve elevar nome da Instituição de Ensino
A Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (Aesl), que abriga a Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro (Facal) e a Faculdade de Ciências Jurídicas (Facjul) prepara um plano de crescimento, que deve elevar ainda mais o nome da instituição no ranking estadual de Ensino Superior.
De acordo com o presidente da Aesl, Luiz Carlos Barros (foto), ainda este ano haverá a implantação de um novo curso de graduação. Também serão inseridos cursos na modalidade de tecnólogos, com duração de dois anos, e abertos novos projetos de pós-graduação.
Para isso, já há a negociação do aluguel de um novo prédio que funcionará como um anexo da Aesl. Luiz Carlos elogia o empenho da equipe da Facal, em especial do diretor Alexandre Barros, para o avanço da faculdade. “Temos boas salas, vamos acrescentar outras, e contamos com uma equipe muito dedicada e preparada”. O presidente da Aesl acredita que haverá um “crescimento exponencial” da instituição. “Muita gente vai ouvir falar da Facal. Nós queremos que o aluno daqui tenha orgulho de dizer que foi aluno da nossa faculdade”, reforçou.
Reforço – O plano de crescimento da faculdade passa pela manutenção de parcerias e a realização de eventos e conferências. Mas, a gestão vai além. “Vamos fazer parcerias com empresas e prefeituras. Queremos trazer as capacitações municipais para cá e alunos egressos da rede pública municipal”, ratificou Luiz Carlos.
A parceria com a Prefeitura de Limoeiro já está bastante adiantada. “Temos o apoio do prefeito João Luís (Joãozinho), onde todas as capacitações das secretarias serão realizadas através da Facal. Isso vai fortalecer, e muito, nossa instituição. A prefeitura está fazendo um convênio para alocar recursos em bolsas para estudantes. Então, o aluno vai trabalhar, vai receber uma bolsa e essa bolsa vai ser, em parte, revertida para o pagamento das mensalidades. Isso vai facilitar muito a vida do aluno. Temos um contingente muito grande de pessoas que não têm condições de pagar. Acho que estamos no caminho certo para fazer com que haja o deslanche dessa faculdade no contexto regional”, disse.
Direito – Iniciado em 2015, o curso de Direito da Facjul é um dos melhores de Pernambuco. A procura tem sido intensa. “Temos aqui o curso de Direito que é o melhor da região, com professores qualificados, alguns de alto gabarito, como juízes (seis) e promotores (dois). Isso é muito bom, porque o aluno tem contato com quem sabe operacionar o Direito no dia a dia, explicou o presidente da Aesl.
Aesl – Com cinco cursos de graduação e vários projetos de pós-graduação, a Aesl é, entre as 13 autarquias do Estado de Pernambuco, uma das que mais se destacam. Nela são ofertados os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Matemática.
A ideia é implantar em um futuro breve cursos em várias modalidades. “Hoje é permitido você usar até 20% da sua carga horária com os cursos de tecnólogos. Já temos em mente os cursos que queremos. Para isso estamos estruturando a faculdade. Então vamos colocar a instituição nos trilhos do crescimento”, completou Luiz Carlos. E acrescentou: “queremos fazer da autarquia de Limoeiro a melhor de Pernambuco”.