A Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Frei Orlando, em Itambé, Zona da Mata de Pernambuco, realiza na próxima quarta-feira (29) a IV Viver Ciência. O evento, marcado para começar às 8h, reúne trabalhos de ciência e cultura produzidos por alunos durante o ano. Ao final da exposição, serão eleitos dois trabalhos para serem expostos no Espaço Ciência.
O professor de matemática Manoel Santana, um dos organizadores da feira de ciências, contou que 300 alunos participam do projeto, onde espera reunir 700 pessoas. “Os trabalhos são muito interessantes. Os alunos falam sobre produção limpa de energia, as reações químicas do corpo responsáveis pela sensação de amor. Há um grupo que vai falar sobre astronomia, mais especificamente sobre a importância do sol na nossa vida. Eles estão tentando desenvolver um protetor solar à base de urucum”.
A Feira é filiada ao programa Ciência Jovem, que garante a exposição dos melhores trabalhos no Espaço Ciência. Na ocasião será escolhido um projeto na área de incentivo à pesquisa e outro no setor de desenvolvimento tecnológico.
“É possível, a partir dessas feiras, descobrir novos pesquisadores. Alguns têm um conhecimento muito aprofundado. Também descobrimos talentos nas áreas artísticas”, disse o professor.
Além de trabalhos científicos, a feira promove espaço para as artes. Haverá exposição de fotos, onde os alunos são retratados reproduzindo obras históricas, como a escultura “O Pensador”, de Rodin. Os jovens prepararam também esculturas de madeira imitando fósseis de dinossauros.
Aniversário – A Erem Frei Orlando completa 50 anos em 2012 e, para comemorar a data, será realizado um desfile cívico no centro da cidade na sexta-feira (31).