Destaques Regional Turismo

Glória do Goitá comemora 138 anos de emancipação política  

O Município de Glória do Goitá, localizado na Zona da Mata Norte, à 65 km do Recife, completa nesta quinta- feira (09), 138 anos de emancipação política. Para comemorar a data nesta quarta- feira (08) iniciam as apresentações artísticas com as bandas Nova Paixão e Forró Pegado.

Na quinta- feira, as 7hs, tem uma maratona de emancipação política e as 8hs está previsto o hasteamento da bandeira, na sede da prefeitura. A noite se apresentam a banda Vai de Blayzes e Namoro Sertanejo. Os festejos encerram no sábado, dia 10, com um  culto evangélico, as 19hs.

Glória

Histórico- A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”. Glória do Goitá é considerada o Berço do Mamulengo e se destaca na região pelas produções artísticas locais.

A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Alí fixou residência no Sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.

Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o Município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.

A vila foi criada a 09 de julho de 1877, Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho. Tornou-se município autônomo em 25 de Janeiro de 1983, sendo criado em 09 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, formado pelos Distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.

Deixe um comentário