Últimas Notícias

Goiana recebe planejamento estratégico de cultura

Encerrou neste domingo (17) em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, o encontro de gestores e representantes da cultura da Zona da Mata Norte com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Representação Regional do Nordeste do Ministério da Cultura. A visita iniciou na última sexta- feira (15). O motivo da reunião é a realização do Planejamento Estratégico Situacional, ação promovida pela Diretoria de Articulação da Secult/PE no estado. Desta vez, o encontro acontece na Pousada Atapuz e reúne representantes de 19 cidades da região.

De acordo com Claudemir Souza, diretor de Articulação, o Planejamento Estratégico Situacional é resultado de uma decisão política e de uma escolha metodológica, a partir do qual os temas são os problemas públicos, tendo como centro do jogo não apenas o mercado, mas a economia, a política e a sociedade. “Na Zona da Mata Norte, temos uma particularidade que é a presença de um equipamento cultural: o Cine-Teatro Polytheama (em Goiana)”, lembra o diretor.Ao longo dos três dias de trabalho, o grupo formado por 30 pessoas tem como meta a identificação dos quatro principais problemas do fazer cultural da região e o apontamento de possíveis soluções. Um dos participantes do encontro é Lula dos Caboclinhos, representante de cultura popular, que levará como ponto a ser discutido no evento a reforma da sede da manifestação popular com a qual trabalha. “A questão da reforma da Casa dos Caboclinhos é algo muito importante, pois estamos sem sede para nossas atividades e o nosso prédio está em ruínas”, enfatiza Lula.

Este será o quinto planejamento estratégico realizado pela Diretoria de Articulação em Pernambuco. O objetivo da Secult é, ao fim de suas intervenções em todas as regiões do estado, traçar um Plano Estadual de Cultura, considerando as demandas e potencialidades regionais e setoriais.

 

 

Deixe um comentário