Esportes Política Últimas Notícias

Governo de PE quer impedir que clubes auxiliem torcidas organizadas

G1– O Governo de Pernambuco informou, através de nota divulgada no fim da manhã desta quarta-feira (9), que vai adotar uma série de atitudes para conter as confusões causadas pelas torcidas organizadas. Entre as medidas, está uma ação que quer impedir a prestação de auxílio às torcidas organizadas por parte dos clubes, além da investigação rigorosa para identificar os responsáveis pela desordem e a apuração dos danos causados.

De acordo com a nota, uma ação civil pública será ajuizada contra as torcidas organizadas envolvidas nos tumultos para que os danos sejam ressarcidos. Outra ação será ajuizada contra os clubes de futebol do Recife, para determinar que a prestação de auxílio, privilégio e ajuda às torcidas organizadas seja impedida. O texto também se opõe à utilização das instalações dos clubes pelas organizadas.

O Governo do Estado acrescentou ainda que vai buscar a atuação da Procuradoria Geral do Estado na ação civil pública para a extinção das organizadas. O aprofundamento do monitoramento e fiscalização das atividades das torcidas também são medidas que devem ser adotadas.

As providências foram tomadas pelo governo após uma confusão envolvendo torcidas organizadas, na Zona Norte do Recife, na noite da terça-feira (7). Após um jogo entre o Santa Cruz e o Paysandu, que aconteceu no estádio do Arruda, na Zona Norte da cidade, as torcidas organizadas dos dois times entraram em confrontro, na Avenida Rosa e Silva, em frente ao estádio dos Aflitos, sede do Náutico.

A confusão durou cerca de 20 minutos, com bombas e correria, causando pânico entre os moradores da área. Várias pessoas também jogaram pedras, que atingiram carros e prédios. Segundo testemunhas, a torcida organizada do Santa Cruz organizou uma emboscada para a torcida do Paysandu, que tem parceria com a do Náutico e estava se concentrando nos Aflitos antes da partida.

Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que 40 policiais do 13ª Batalhão foram enviados ao local para conter a confusão. Também de acordo com a PM, não houve prisão de torcedores nem registro de depredações nas lojas e prédios nos arredores dos Aflitos.

O Náutico também divulgou uma nota, na noite da terça (8), afirmando o repúdio à violência e exigindo a apuração do caso e punição dos culpados. O clube também informou que vai ser feita uma apuração interna para identificar os envolvidos na confusão e denunciá-los às autoridades

Deixe um comentário