Saúde

Hospital da Restauração aplica novos protocolos

Reprodução

Com apoio do S.O.S Emergências, o Hospital da Restauração (HR) inicia procedimentos voltados para a qualificação do atendimento e a classificação de risco dos pacientes.  A estratégia S.O.S Emergências desenvolvida pelo Ministério da Saúde está viabilizando a aplicação de novos protocolos e ferramentas no Hospital da Restauração (HR), em Recife (PE). Todas as mudanças visam à qualificação da gestão e do atendimento prestado aos pacientes da unidade. O objetivo da ação, que também está presente em outros 10 hospitais públicos do país, é enfrentar as principais necessidades do HR, ampliar o acesso dos usuários em situação de emergência e humanizar o atendimento.

Entre as medidas que serão implantadas no HR está a classificação de risco: todos os pacientes, ao dar entrada no hospital, serão classificados por uma equipe especializada, de acordo com a gravidade de cada caso. Os mais graves terão prioridade de atendimento na emergência. “A classificação de risco é importante para a prestação de um atendimento mais eficiente, rápido e decisivo aos pacientes com maior risco de vida, que devem ser atendidos imediatamente após sua chegada ao hospital”, afirma o diretor geral do HR, Miguel Arcanjo.

Também será inserido na rotina hospitalar do HR o método de gestão Kan Ban, derivado de um sistema japonês que foi iniciado dentro das fábricas da Toyota. “Esta ferramenta foi levada do setor industrial para o hospitalar, passando a ser utilizada para monitorar a ocupação e a permanência dos pacientes na emergência”, explica Arcanjo. Inserido primeiramente na emergência clínica, o Kan Ban ajudará a diminuir o tempo de permanência do paciente nas salas de emergência clínica, gerando uma maior rotatividade de leitos. E, possibilitará ainda a identificação das dificuldades que impedem a liberação de pacientes e que a direção estabeleça medidas diretas para combater os principais problemas.

COMPUTADORES – A ação do Ministério liberou, no último mês de dezembro, R$ 200 mil para o hospital.  Esta verba será usada para a aquisição de 15 computadores e outros equipamentos eletrônicos para a emergência, como impressoras e leitores ópticos fixos e móveis que ajudarão na identificação de pacientes e medicamentos. As máquinas serão ligadas em rede e receberão um sistema integrado de gestão hospitalar que vai facilitar o acompanhamento médico dos pacientes.

OUTROS AVANÇOS – Além das medidas realizadas dentro da estratégia do S.O.S Emergências, o Hospital da Restauração já teve outras conquistas este ano. O plano para aperfeiçoar as cirurgias eletivas, elaborado pela diretoria da unidade, proporcionou a redução do tempo médio de permanência dos pacientes na sala de recuperação, gerando um aumento do número de leitos disponíveis.

Também houve uma ampliação da quantidade de leitos de retaguarda, feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Com a inauguração, em dezembro, do hospital Armindo Moura, localizado no município de Moreno, foram abertas 40 vagas de ortopedia. E o Real Hospital Português, uma das maiores instituições particulares do Recife, disponibilizou 21 leitos de retaguarda no setor vascular.

Além disso, a demanda por neurocirurgias eletivas – que antes eram realizadas apenas no HR – começou a ser dividida com o hospital Pelópidas Silveira, também inaugurado em dezembro.

O S.O.S Emergências, ação lançada em Pernambuco no último mês de dezembro, está promovendo ainda parceiras entre as unidades de saúde e os Hospitais de Excelência – Sírio Libanês, Albert Einstein, Hospital do Coração, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento –, além do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O objetivo é ampliar a qualidade do atendimento realizado, através do Telessaúde, que corresponde a uma ferramenta de comunicação à distância que possibilita uma teleconsultoria, segunda opinião médica e discussão de casos com equipe multiprofissional. Além da Telessaúde, já foram discutidas outras medidas de apoio que os hospitais de Excelência poderão prestar ao HR, como cursos de qualificação e treinamento. Ainda este mês será definido o parceiro do HR.

Deixe um comentário