Destaques Saúde Últimas Notícias

III Simpósio sobre Suicídio é realizado em Carpina

A Secretaria de Saúde do Carpina realizou o III Simpósio Sobre Suicídio, na última segunda-feira (30). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, reunindo profissionais da área de saúde, como psicólogos, terapeutas, enfermeiras, psiquiatras e assistentes sociais, estudantes e autoridades públicas, debatendo sobre o tema “O Adoecimento do Trabalhador”.

O simpósio trouxe à tona a necessidade de identificar os sinais de distúrbios mentais como depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia e todo tipo de desvio que possa levar o indivíduo a tentar contra a própria vida. No desenvolvimento das mesas redondas, foram trabalhados os eixos “O adoecimento dos Trabalhadores” e a “Intersetorialidade da atenção e acolhimento às situações e crise em saúde mental”

“Temos observado o aumento de casos de depressão, stress, ansiedade e outros problemas mentais dentro do ambiente de trabalho, principalmente, em indústrias, área de segurança pública, comércio, educação e todos os ambientes que envolvam pressão, metas e resultados. Muitas vezes essa busca por bons resultados levam o trabalhador a esquecer que tem limites físicos e mentais, levando seu psicológico ao extremo e sofrendo as consequências disso, por isso, para este simpósio, trouxemos uma abordagem voltada ao trabalhador”, destacou a Secretária de Saúde do Carpina, Jacilene Silva.

Segundo Julliana Peres, Coordenadora Municipal de Saúde Mental, momentos como o simpósio são de grande importância devido a interação entre os diversos profissionais que compõem a área, poder público e população. “Nos eventos como as conferências, seminários e simpósios temos visto um entrosamento de toda rede de saúde. Recebemos profissionais que trabalham em postos de saúde, hospitais, escolas, SAMU e diversos outros equipamentos públicos e privados,” disse.

Em sua terceira edição, o Simpósio sobre Suicídio faz parte das ações da Campanha Nacional Setembro Amarelo, trabalhada em toda Rede Pública de Saúde. Em Carpina, além dos Postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS), a população também pode buscar ajuda no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Rua José Jaime Borba, 85, Bairro do Cajá, aberto para acolhimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber atendimento é interessante o porte de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Deixe um comentário