Saúde Últimas Notícias

IMIP ganha novo centro oncológico

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, participaram, na última sexta-feira (24), da inauguração do Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama do Imip. Com o espaço, o serviço de mastologia da unidade, que é referência estadual, passará a realizar, em média, 3.750 mamografias por mês, o que representa um aumento em mais de 100% da capacidade atual. A inauguração contou, ainda, com a embaixadora da campanha contra o câncer de mama do Instituto Avon, Luíza Brunet.

O Centro, que vai funcionar em uma casa na Rua Francisco Alves, nº 84, na Ilha do Leite, recebeu R$ 2,6 milhões do Instituto Avon para reforma do espaço e compra de equipamentos. Foram adquiridos equipamentos modernos e digitais, como um mamógrafo de comando simples (para o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama) e outro com estereotaxia – técnica que identifica a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou retirada dele de forma precisa em 3D. A expectativa é que sejam atendidas 36 mil pacientes por ano, com a realização de 800 ultrassonografias, 800 consultas e 400 biópsias por mês.

Segundo a embaixadora Luíza Brunet, a mulher precisa romper as barreiras, como o medo, para chegar até os serviços de diagnóstico e tratamento. A fala foi ratificada pelas outras autoridades presentes na mesa. O secretário Antonio Carlos Figueira, por exemplo, lembrou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualmente, tem capacidade para oferecer exames de mamografia e citopatológico (papanicolau) para todas as pernambucanas, contudo, há dificuldade de levar a mulher para realizar o exame.

Já o ministro Alexandre Padilha lembrou que entre 30% a 40% das pacientes faltam aos exames. “A única chance de enfrentar o câncer de mama e o de útero é fazer o diagnóstico precoce”, ratificou. Ele também exaltou o 3º turno de atendimentos em unidades como o Imip, que amplia a possibilidade de chegada das pacientes, que pode manter sua rotina normal.

O governador Eduardo Campos convocou a população a debater o assunto, não apenas no setor da saúde, mas em todos os âmbitos. Campos ainda exaltou o serviço das 100 secretarias da Mulher espalhadas pelo Estado, que auxiliam efetivamente na inclusão de políticas públicas para as mulheres.

Deixe um comentário