Destaques

Instalada Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro

Para criar um plano estratégico e enfrentar a crise no setor sucroalcooleiro do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou, nesta terça- feira (30), a Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro. A iniciativa partiu do deputado Henrique Queiroz (PR). O colegiado terá duração de 90 dias.

São cinco os membros titulares. Henrique Queiroz foi eleito presidente; o deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), vice-presidente; e o primeiro-secretário da Casa Joaquim Nabuco, deputado João Fernando Coutinho (PSB), relator. Os deputados Maviael Cavalcanti (DEM) e Manoel Santos (PT) completam a composição do grupo. Na suplência, estão os deputados Ângelo Ferreira (PSB), Rodrigo Novaes (PSD) Antônio Moraes (PSDB), Clodoaldo Magalhães (PTB) e Everaldo Cabral (PTB).

Segundo Henrique Queiroz, a Comissão solicitará ao governador Eduardo Campos (PSB) a decretação do estado de emergência para os municípios que dependem da cana de açúcar. Dessa forma, o segmento poderá requerer o parcelamento ou isenção das dívidas e solicitar novos financiamentos. “Muitos produtores foram prejudicados com a redução da safra em virtude da seca”, destacou.

O primeiro encontro da Comissão está marcado para segunda-feira (6), às 16h, na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar). O grupo receberá da diretoria do Sindaçúcar e de proprietários das unidades industriais um relatório com a real situação do setor.

João Fernando Coutinho sugeriu que as entidades de classe relacionadas ao segmento enviem sugestões. Posteriormente, as informações serão entregues ao Executivo Estadual.

Participaram do encontro representantes da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco: o presidente Alexandre Andrade Lima e Gregório Maranhão. Também esteve presente Frederico Queiroz, representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetape).

Deixe um comentário