Entretenimento Últimas Notícias

João Pessoa: verde, sol, mar e História

“Capital Verde das Américas” e “Capital do Sol Nascente”, João Pessoa é repleta de belas praias, riquezas culturais e históricas

 

Paulo Ferreira// Venha viver, nem que seja por alguns dias, em uma metrópole litorânea com ruas arborizadas, orla preservada pela legislação municipal, povo hospitaleiro e gentil, Centro Histórico tombado com mais de 700 edificações, hotéis à beira mar, bonitas e limpas praias, além de muitas atrações. Assim é João Pessoa, capital da Paraíba. A cidade tem rico acervo histórico-arquitetônico e cultural. Ela recebeu o título de “Capital Verde das Américas”. No ranking mundial é a segunda, com 29 metros quadrados de área verde por habitante. Só perde para Paris, França. Um de seus cartões postais, o Farol do Cabo Branco, indica que a cidade é o ponto oriental extremo das Américas.

joao-pessoa-3Em suas praias o sol nasce primeiro, daí, ser conhecida como “A Capital do Sol Nascente”. Quando a visitar, prefira se hospedar nos hotéis da orla, próximos às praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. Essas praias, como outras da Paraíba,guardam um “segredo” da natureza. No verão, suas águas ficam de cor azul-turquesa intenso, igual ao Caribe. No inverno, se tornam verdes-esmeralda. Mas em qualquer estação João Pessoa é ótimo destino. Suas praias são consideradas as mais limpas do Brasil. Lá, não são despejados esgotos no mar.vista-do-ed-rio-mamore-44-andares-miramar-joao-pessoa-pb-6

Com 40 metros de altitude, tem clima agradável e lei que só permite a altura de três andares para os prédios da orla. João Pessoa tem um dos menores índices de violência das Américas. Seus atrativos são fáceis de conhecer, pois tudo é bem pertinho: lojas de artesanato, Centro Histórico. O turista não vai sofrer com o cheiro desagradável do óleo diesel nem enfrentar engarrafamentos no trânsito, comum nos grandes centros urbanos. Emoldurada por uma bela orla, os frutos do mar são os destaques de sua deliciosa gastronomia. Mas, há endereços irresistíveis de tentações da receita sertaneja à base de carne de sol e bode, macaxeira, arroz de leite, feijão de corda, manteiga de garrafa erapadura.

A orla ainda oferece barracas, bares e restaurantes com bebidas e comidas típicas, além de venda de artesanato. João Pessoamerece fazer parte de seu próximo roteiro turístico.

joao-pessoa Principais atrativos – O Centro Histórico da capital paraibana e suasimediações oferecem passeios imperdíveis. Confira alguns: igreja Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, edificação de 1585, ano de fundação de João Pessoa (Praça Dom Ulrico, centro). Casa da Pólvora, construção de 1704, sede do museu Walfrido Rodrigues (Ladeira de São Francisco, centro).

Conjunto de São Francisco, um dos mais importantes complexos barrocos do País, edificação de 1590. Hoje funciona o Museu de Cultura Popular, com exposições permanentes de arte (Praça São Francisco). Casa do Artista Popular, bonito casarão do século 20 com acervo do artesanato da Paraíba (Praça da Independência, centro). Parque Arruda Câmara, misto de zoológico e jardim botânico (no bairro Roger, pertinho do centro).joao-pessoa-02

Teatro Santa Rosa, construção de 1886, um dos mais antigos teatros do Brasil. São mais de 150 pontos turísticos para você apreciar. Não saia de João Pessoa sem assistir ao imperdível pôr-do-sol às margens do Rio Paraíba. Aproveite para conhecer a praia de Tambaba, a única de nudismo no Nordeste.

Deixe um comentário