Destaques Regional

Jucazinho atinge 27% de sua capacidade total

Dados divulgados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mostram que a capacidade da barragem de Jucazinho, em Surubim, chegou a 55, 2 milhões de m³, o que corresponde a 27,08% da capacidade total.
A expectativa é que a barragem pegue ainda mais volume de água nos próximos dias, já que as previsões meteorológicas são de um ano chuvoso no Agreste de Pernambuco.
Com o fim do colapso em Jucazinho, as cidades de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama, Passira, Riacho das Almas e Cumaru passaram a receber água regularmente.
As chuvas caídas nas últimas semanas permitiram com que as barragens que abastecem o Sertão Pernambuco e o Agreste também atingissem a cota máxima. No Sertão, principalmente na microrregião do Pajeú, o acumulado superou 100 mm em menos de duas horas.
Os maiores acumulados de chuvas foram registrados nos municípios de Sertânia (150mm), Lagoa Grande (67,90mm), Poção (52,00mm), Caruaru (45,81mm) e Quipapá (31,90mm).
Nove barragens em Pernambuco atingiram a cota máxima. Na Bacia Hidrográfica do Capibaribe, as barragens de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, Santana II, em Brejo da Madre de Deus e Tabocas – Piaca, em Belo Jardim.
A barragem de Barra, localizada em Sertânia, verteu na Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, no sertão do Pajeú, vertera, as barragens de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Jazigo e Cachoeira II, em Serra Talhada e Chinelo, em Carnaíba e a barragem de Poço Grande, localizada em Serrita, na Bacia Hidrográfica do Rio Terra Nova.

Foto: Reprodução/Compesa

Deixe um comentário