Últimas Notícias

Lei Seca reforça ação em jogo amistoso

O jogo amistoso entre Brasil e China marcado para esta segunda-feira (10), às 22h, no estádio do Arruda, terá esquema especial de blitzes itinerantes da Operação Lei Seca. Os bloqueios, que terão seus horários estendidos, estarão montados no entorno do campo do Santa Cruz e nas principais vias que dão acesso ao estádio. Seis equipes atuarão no trabalho de orientação e fiscalização aos motoristas a fim de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos condutores.

As ações da Operação Lei Seca, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão monitoradas pelo Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI), instituído para evitar crises na área de segurança pública durante a Copa 2014. “Vamos considerar o evento esportivo como um teste para o mundial que iremos receber daqui a dois anos. Sabemos que a expectativa do público é bem menor, mas iremos avaliar a logística das nossas atividades”, comenta o coordenador-executivo da Operação Lei Seca, André Cavalcanti.A programação educativa será realizada por cadeirantes e muletantes, todos vítimas de acidentes após dirigirem sob efeito de álcool ou serem afetados por um condutor alcoolizado. As ações ocorrerão em pontos de aglomeração onde estiverem concentrados torcedores. A expectativa é abordar uma média de 150 veículos por equipe.

Em nove meses de atuação, a Operação Lei Seca em Pernambuco autuou 356 motoristas por crime de embriaguez e recolheu 6 mil 384 carteiras de habilitação. No total, cerca de 176 mil veículos foram abordados nas blitzes realizadas na Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado. Ao todo, 16 mil motoristas foram multados, devido às irregularidades encontradas. No mesmo período, foram realizados 177 mil testes de alcoolemia, entre motoristas e condutores que foram ao local retirar os veículos.

LEGISLAÇÃO – A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Assim, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957, poderão perder a carteira de motorista por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo. Uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho já é o suficiente para superar a medida-limite do etilômetro, também chamado de bafômetro. Quem for flagrado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso. O crime é afiançável.

Deixe um comentário