Últimas Notícias

Livro destaca a trajetória do Jornal Voz do Planalto

O jornalista Jorge José B. Santana lançou, nesta terça-feira (19), em Recife, o livro “Jornais e Jornalistas – Imprensa Pernambucana”, obra que conta a história dos jornais impressos de Pernambuco.

A obra é fruto de mais de dois anos de pesquisas, feitas a partir de documentos e entrevistas com alguns dos principais jornalistas e editores de Pernambuco. O escritor percorreu ainda instituições de preservação da memória de Pernambuco, como a Fundação Joaquim Nabuco, o Arquivo Público de Pernambuco e a Academia Pernambucana de Letras, bem como bibliotecas, arquivos de jornais ainda em atividade e coletou depoimentos orais.

O autor narra a história da imprensa a partir de 1954, por essa ser a data que encerra a pesquisa de Luiz do Nascimento, autor de História da imprensa de Pernambuco, que conta de 1821 a 1954.

Segundo Jorge José a ideia para produzir Jornais e Jornalistas surgiu naturalmente das obras anteriores, O rádio pernambucano por quem o viu crescer (2009) e Meio século depois – Televisão pernambucana (2010).

A história do Jornal Voz do Planalto é ressaltada no capítulo sobre a “Imprensa nos municípios”. A obra elenca os jornais impressos veiculados no interior do Estado e a importância dessas publicações para a comunicação em Pernambuco.Em outro tópico o jornalista Ramos Silva faz um depoimento sobre sua carreira, a idealização do Jornal Voz do Planalto, os recursos para manter o periódico, destaca a cultura local, conta e fatos que marcaram sua trajetória quanto comunicador e reconhece o trabalho dos colaboradores.

“Manter jornalismo impresso no interior por onze anos consecutivos é, mais que proeza, uma prova de amor, de paixão pelo que a gente faz, de dedicação”, comenta Ramos Silva, em um dos trechos.

O comunicador fala da alegria em ver o trabalho desenvolvido por toda a equipe que compõe o Voz do Planalto reconhecido. “É uma imensa alegria ter o nosso Voz do Planalto entre os demais jornais do Estado e saber que esse reconhecimento só reforça nosso compromisso com a ética e a resposnabilidade social”, pontua.

Jornais e Jornalistas é composto por 597 páginas e mais de mil fotos e já está a venda nas livrarias Cultura, Imperariz e Jaqueira, no Recife.

Deixe um comentário