Destaques Economia Últimas Notícias

Lixões são fiscalizados em cidades da Mata Norte

Dos 184 municípios pernambucanos, 114 ainda depositam os resíduos sólidos em lixões. Isso significa que 62% das cidades descumprem a Lei Federal que determinava a construção de aterros sanitários em todas as cidades do país. Os dados fazem parte do relatório divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.

Diante deste diagnóstico uma comissão com representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente e do Tribunal de Contas realizam uma visita técnica nos lixões dos municípios de Glória do Goitá, Chã de Alegria e de Lagoa do Carro, todos na Mata Norte. O objetivo da fiscalização é acompanhar a situação desses lixões, os danos ambientais e também a situação dos trabalhadores que reciclam materiais descartáveis.

As visitas estão agendadas para a manhã desta quinta- feira (22) e serão acompanhadas pelos responsáveis das secretarias de meio ambiente, saúde e administração dessas cidades e ainda vereadores e prefeitos.

A prefeita de Glória de Goita, Adriana Paes, conversou com a nossa reportagem e afirmou que vai propor a criação de um aterro sanitário coletivo em parceria com as prefeituras mais próximas do seu município, a exemplo de Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Chã de ALegria.

A gestora reconhece os problemas decorrentes do descarte irregular do lixo na cidade, porém alega que não há condições financeiras viáveis para construir um aterro sanitário em Glória do Goitá. A mesma justificativa é usada por outras prefeituras. A saída é trabalhar em regime de parceria.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, determinou que até agosto de 2014 todos os municípios brasileiros deveriam erradicar os lixões e implantar aterros sanitários e programas de coleta seletiva e reciclagem, o que não ocorreu na maioria das cidades.

 

Deixe um comentário