Saúde

Mãe Coruja é premiado em Seul pela ONU

O Programa Mãe Coruja Pernambucana foi um dos vencedores do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA) 2014, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais por excelência no serviço público, que reúne ações de organizações públicas e agências de todo o mundo, em níveis nacional, estadual e municipal. Com mais de 119 mil mulheres e 64 mil crianças cadastradas e beneficiadas de 103 municípios, o Programa foi o vencedor da categoria Promoção das questões de gênero na prestação dos serviços públicos da América Latina e Caribe. A entrega é nesta quinta-feira (26/06), em Seul, na Coreia do Sul, durante o Fórum das Nações Unidades para o Serviço Público e a celebração do Dia Internacional do Serviço Público
Criado em 2007, o Mãe Coruja busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Ele faz o acompanhamento da gestação, por meio da articulação com a rede de saúde existente no município, e após o nascimento do bebê, continua o acompanhamento da criança nos primeiros cinco anos de vida. Atualmente, com gestão estadual, está presente em 103 municípios pernambucanos. Recife e Ipojuca também implantaram a iniciativa com gestão municipal, atuando por meio de cooperação técnica com o Estado.
Por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos, o Programa atua nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e assistência e conta com uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de nove secretarias de Estado: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, da Criança, de Planejamento e Gestão, Agricultura e Reforma Agrária, Governo e Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Deixe um comentário