Os testes que selecionarão os quatro mil estudantes do curso técnico a distância começaram a ser realizadas no Estado. As provas estão sendo realizadas nos locais escolhidos pelos estudantes na ocasião da matrícula via internet. A ação, que segue até a próxima terça-feira (03), é realizada pela Secretaria de Educação (SE), por meio da Secretaria Executiva de Educação Profissional, em parceria com a Rede e-Tec Brasil, programa do Governo Federal (MEC). Mais de 24,5 mil estudantes fizeram o cadastro.
As provas foram agendadas pelos candidatos no ato das inscrições. O conteúdo programático das provas está descrito no edital de seleção, que está disponível no site www.seep.com.br. A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado no dia 04 de abril.
São sete cursos técnicos ofertados (biblioteconomia, hospedagem, logística, comércio, administração, informática e segurança do trabalho), com duração de um ano e meio. As aulas estão previstas para começar no dia 09 de abril.
Os cursos são destinados a estudantes da rede pública ou particular que já concluíram o Ensino Médio ou ainda estão cursando o 2º e 3º ano do Ensino Médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Travessia (a partir do 2º módulo). O investimento para esses cursos são da ordem de R$ 6 milhões.
“Com essa seleção, complementamos a grande oferta de vagas que estão sendo ofertadas na modalidade presencial. Além disso, atendemos os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e àquelas pessoas que têm problemas de conseguir estudar pela falta de tempo”, explica o secretário de Educação, Anderson Gomes.
Como funciona – No ato da inscrição, o candidato escolheu o turno em que fará o curso, entre as opções manhã (8h30 às 11h30); tarde (14h às 17h) e noite (18h às 21h). Os alunos selecionados assistirão às aulas através de um ambiente virtual, no horário escolhido, onde terão à disposição as videoaulas, as apostilas com os conteúdos e os materiais complementares.
Para poder avaliar a participação do aluno no curso, será obrigatória a presença dele no polo escolhido, apenas uma vez por semana, onde ele assinará a frequência eletrônica, podendo ter no máximo, 25% de faltas. Além disso, os estudantes deverão desenvolver uma vez por semana duas atividades que valerão pontuação para verificar seu aprendizado.
Rede e-Tec -Lançado em 2007, a Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.
Relação 18 polos – 18 municípios (separados por região)
Sertão (8 polos)
– Araripina
– Floresta
– Itacuruba
– Ouricuri
– Petrolina
– São José do Egito
– Serra Talhada
– Tabira
Agreste (4 polos)
– Bom Jardim
– Caruaru
– Garanhuns
– Surubim
Zona da Mata/Região Metropolitana/Fernando de Noronha (6 polos)
– Escada
– Nazaré da Mata
– Palmares
– Paudalho
– Fernando de Noronha
– Recife