Economia Educação Últimas Notícias

Maracatu 100% feminino é reconhecido como patrimônio material e imaterial do Estado

A Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM), fundada no dia 23 de janeiro de 1988, e o Maracatu Coração Nazareno 100% Feminino da Instituição fundado no dia 08 de março do ano de 2004  foram identificados como Patrimônio Histórico Material e Imaterial.

A Instituição atende mulheres e suas famílias há quase 25 anos, foi idealizada por Eliane Rodrigues de Andrade Ferreira, feminista e gestora e que vem atuando junto às mulheres em defesa da igualdade de gênero e enfrentamento a violência.

O Maracatu Coração Nazareno possibilita que as mulheres tenham a oportunidade de garantir a continuidade do folguedo popular e formação de agentes culturais.

A identificação como Patrimônio Histórico Material e Imaterial surgiu através do Projeto Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial desenvolvido por pesquisadores da Universidade Rural Federal de Pernambuco e teve como objetivo pesquisar a área da barragem de Morojozinho.

Segundo duas das pesquisadoras Roseli Tavares e Natali Araújo, o projeto se dividiu em duas etapas: Arqueologia e levantamento patrimonial e educação patrimonial.

As pesquisadoras também ressaltaram que foi desenvolvido um trabalho junto à comunidade por meio de palestras e oficinas e que a escolha dos títulos de patrimônios foi realizada pela própria população que reconheceu e legitimou.

 

*Fonte: Blog do Jamildo

Deixe um comentário