Educação

Matrículas dos veteranos da UFPE começam no dia 7 de março

Do Diario de Pernambuco

Estudantes veteranos dos cursos de graduação presenciais dos três campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – RecifeVitória e Caruaru – devem realizar a matrícula do semestre letivo 2015.1 no período de 07 a 11 de março. O processo é realizado pelo sistema Sig@.

As aulas para todos os alunos da Universidade começam no dia 16 de março. O edital de matrícula pode ser conferido no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).

O cronograma para matrícula em componentes curriculares está organizado da seguinte forma: alunos vinculados aos cursos do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – todos do Campus Recife – e estudantes vinculados aos cursos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) devem realizar a solicitação de matrícula de 7 a 11 de março.

Estudantes vinculados aos cursos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Informática (CIn), Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) – todos do Campus Recife – e alunos do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) devem solicitar a matrícula de nove a 11 de março.

No dia 11 de março, a matrícula será encerrada às 16h. A UFPE disponibilizará computadores com acesso à internet nos três campi para a realização da matrícula em componentes curriculares. Os locais, dias e horários estão dispostos no edital. A matrícula dos alunos retardatários de todos os cursos da UFPE será realizada nos dias 23 e 24 de março, sendo neste último dia até as 16h, também por meio do sistema Sig@.

Quem perder os prazos de matrícula em componentes curriculares e matrícula dos retardatários não poderá cursar os componentes curriculares, exceto estágio supervisionado, monografia ou assemelhados. Para que o estudante não perca, de forma definitiva, o vínculo institucional com a UFPE, ainda será possível realizar o trancamento do semestre ou matrícula vínculo, no período de 16 a 26 de março, encerrando às 16h do último dia, por meio do sistema Sig@. Ambos os procedimentos são irreversíveis, ou seja, uma vez confirmados não podem ser anulados. Também de 16 a 26 de março, encerrando às 16h do último dia, os discentes podem realizar a correção e a modificação de matrícula, cancelamentos (com ônus) ou inclusão de novos componentes curriculares, por meio do Sig@.

Novatos
 – A matrícula em componentes curriculares obrigatórios relativos ao primeiro período do curso será realizada automaticamente. A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deve ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Sig@, de 16 até as 16h do dia 26 de março, sob a orientação da coordenação do curso ou de área. A dispensa de componentes curriculares deverá ser solicitada na coordenação do curso e/ou área.

Isoladas – A autorização para a solicitação de matrícula em disciplinas isoladas deverá ser realizada na escolaridade do curso ou da área que oferece o componente curricular pretendido, nos seguintes dias: 16 de março, para alunos regulares e veteranos da UFPE; 17 de março, para estudantes desvinculados da UFPE há, no máximo, cinco anos, alunos vinculados em cursos de outras instituições de ensino superior (IES) e portadores de diplomas; 18 de março, para os retardatários.

O estudante deverá preencher o formulário de inscrição com a solicitação desejada e, após autorização da coordenação do seu curso, entregar o documento à Coordenação do Corpo Discente. As regras e o formulário para inscrição estarão disponíveis no Corpo Discente e no site da Proacad. Os ingressantes em 2015.1 não poderão solicitar matrícula em disciplinas isoladas.

Para informações adicionais, o estudante deverá se dirigir à coordenação do curso ou à coordenação do corpo discente, instalada em cada um dos campi da UFPE, ou consultar o site da Proacad.

Deixe um comentário