Destaques Últimas Notícias

Milho: o sabor da culinária junina

Popular em todo o Brasil, o milho é um dos grãos mais cultivados do planeta e um dos ingredientes tradicionais nas festas juninas, consumido sob a forma de pamonha, bolos, canjicas, croquetes e outras delícias.

O milho pode ser utilizado de variadas formas: ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, bolos, biscoitos e cremes. Existe ainda o óleo de milho que tem gorduras boas para o coração.  Cozido, ele é rico em fibras e deve ser consumido com pouco sal, sem adição de manteiga ou margarina, uma vez que sozinho já tem alto nível calórico. O milho enlatado perde muitas de suas propriedades, além de se tornar rico em sódio e pobre em nutrientes, devido ao processo de conservação.

O milho é um alimento que pode ser consumido diariamente; além de ter pouca caloria, tem inúmeros benefícios. As principais fontes do milho são as vitaminas A, B1 e C. Proporciona vários benefícios para a saúde, como regular o intestino e prevenir a prisão de ventre, porque é um alimento que tem fibras. Além de reduzir os níveis de colesterol, retarda o envelhecimento e controla o açúcar no sangue. É uma fonte de ácido fólico, vitaminas B1e B5, que auxilia o metabolismo a quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia, e em magnésio e fósforo, além de ácidos graxos essenciais.

Pode ser consumido cozido, em cereais matinais, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca; pode ser usado na produção de farinha, de fubá, de flocos, canjiquinha e por aí vai. Aliás, vale dizer que é um alimento ótimo para quem tem intolerância a glúten. Na hora de utilizar o milho,, use a criatividade e explore as suas mais variadas formas, texturas e sabores.

 

RECEITA: Pudim de Milho

 INGREDIENTES: Calda- 1 xícara (chá) de açúcar. Pudim- 2 latas de milho-verde escorridas, meia xícara (chá) de leite líquido, 1 vidro de leite de coco (200 ml), 1 Leite condensado e 3 ovos.

 Modo de preparo: Calda- Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim- Em um liquidificador bata o milho-verde com o leite. Passe por uma peneira e devolva o suco no liquidificador. Acrescente o leite de coco, o leite condensado e os ovos e bata até ficar homogêneo. Despeje na forma caramelada, cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria, em forno médio (180°C), pré aquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

 

Deixe um comentário