Destaques Política Saúde Sem categoria

Moradores bloqueiam estrada que dá acesso ao lixão para reivindicar assistência da prefeitura

Moradores da Comunidade Três Paus, no município de Carpina, bloquearam  na manhã desta segunda- feira (21) a estrada que dá acesso ao local com a queima de entulhos e pneus. O objetivo é cobrar da administração municipal o envio de uma máquina para desobstruir a entrada da comunidade que está tomada pelo lixo.

No local funciona o lixão de Carpina e apesar da Secretaria de Obras ter construído uma cerca com arame farpado, os motoristas dos caminhões não vêm descarregando os entulhos de forma adequada. Diariamente eles empilham tudo na própria estrada. Como consequência, os moradores têm que passar pelo lixo.

As imagens do protesto foram gravadas e divulgadas nas redes sociais.

Com a incidência dos casos de dengue, chikungunya e o vírus da zika, quase todos os moradores, nas proximidades do lixão já foram afetados.

Fumaça- Outro agravante é a nuvem de fumaça e de cheiro desagradável que vem tirando o sono e provocando várias doenças. Os gases produzidos são provocados pelo lixão e inclui resíduos hospitalares, industriais e até restos mortais de animais, que vêm entrando em combustão, prejudicando diretamente a saúde da população e do meio ambiente.

As primeiras vítimas são os catadores que andam e manuseiam os resíduos sem usar máscara ou qualquer equipamento de segurança. Além de inalar a fumaça, eles convivem com materiais que não foram devidamente descartados e com o chorume – líquido originado da decomposição do lixo.

A nuvem de fumaça toma conta da área durante todo o dia e a noite é mais frequente. Chegando a atingir ainda os bairros próximos, a exemplo do Cajá, Carneiro Leão e São Sebastião.

Medidas- Apesar de ter assinado um termo de ajustamento de conduta para se adequar a Lei Federal de Resíduos sólidos, a administração municipal de Carpina ainda não vem cumprindo as determinações. A comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa fez uma vistoria no lixão, em junho do ano passado e fez alguns encaminhamentos, mas efetivamente nada foi realizado no local.

Enquanto isso, a população de Carpina aguarda que os órgãos de proteção ambiental tomem uma atitude para solucionar o problema e esse descaso contra a saúde humana.

Deixe um comentário