A Secretaria Estadual da Mulher, através da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico (GEFESP), está promovendo reuniões de estímulo à implantação de Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, entre Coordenadorias da Mulher e Conselhos Municipais da Mulher.
Nesta quarta- feira (21), a reunião ocorreu no município de São João, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Amanhã, será na Secretaria de Ação Social em Garanhuns.
Participam desses encontros a gerente de Fortalecimento Sociopolítico, Fábia Lopes, a secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE), Betânia Soares, e a assessora da GEFESP, Dianna Ramos. De 2007 a 2012, foram criados 117 Organismos Municipais de Políticas para Mulheres.
Para criação de uma coordenadoria é necessário um Decreto assinado pelo prefeito ou prefeita do município. A partir daí, a prefeitura disponibilizará espaço físico para a sede funcionar, enquanto a SecMulher doará os kits de mobiliário e informática, contribuindo para a sua estruturação.
A Secretaria Estadual também realiza palestras, cursos, capacitações e fóruns de discussão de políticas públicas sobre a Lei Maria da Penha e questões na área de saúde, como prevenção do câncer de colo do útero, além de disponibilizar kits de mobiliário e informática, materiais de campanhas educativas.
A criação de uma coordenadoria será o elo de comunicação com a Secretaria do Estado, e ajudará na articulação de palestras, capacitações, campanhas, participações em fóruns. O intuito é de promover a igualdade de gênero, políticas públicas, e fortalecer a mulher na área de saúde, educação, cultura, entre outros.