Saúde Últimas Notícias

Municípios recebem 120 mil kits de saúde bucal

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início à distribuição de 120 mil kits de saúde bucal (pasta e escova dental) para 29.836 trabalhadores canavieiros, de 54 municípios, cadastrados no Programa Chapéu de Palha. A entrega dos kits, totalizando um investimento de R$ 300 mil, beneficiará trabalhadores e suas famílias no período da entressafra. O início da entrega foi realizado, na tarde desta sexta-feira (03/08), no município de Escada, na Zona da Mata Sul, voltado para as mulheres trabalhadoras e seus filhos. Posteriormente, serão realizadas as ações com os homens cadastrados no programa. A solenidade de distribuição foi realizada na Escola Agrícola Estadual da cidade e contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e da secretária da Mulher, Cristina Buarque.

“A distribuição dos kits com escova e creme dental envolve a estratégia para a prevenção da cárie dentária, um dos principais agravos da saúde bucal e faz parte de um conjunto de ações de promoção à saúde, a partir das 489 Equipes de Saúde Bucal, que abrangem o programa chapéu de palha canavieiro e que estão envolvidas na reestruturação das práticas odontológicas.” afirma o secretário Antonio Carlos Figueira.

Durante a cerimônia de entrega, houve também apresentação de teatro de mamulengo para alertar as crianças, de forma lúdica, sobre a importância da higiene bucal e alunos de graduação em odontologia, com a supervisão de técnicos da SES, deram dicas sobre como escovar os dentes da forma correta. “Nós não estamos aqui só distribuindo kits. Nós estamos estimulando uma cultura de higiene bucal, que previne as cáries”, disse o secretário de Saúde.A ação está inserida dentro da Política Estadual de Saúde Bucal, lançada em setembro de 2011. Desde então, já foram inauguradas nove emergências odontológicas em todo o Estado, sendo quatro em Unidades de Pronto Atendimento (nas UPAs do Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho) e cinco em hospitais regionais (Palmares, Limoeiro, Salgueiro, Garanhuns e Serra Talhada). Diariamente, eles têm a capacidade de realizar 450 atendimentos, somando 13,5 mil pacientes em um mês. Todas funcionam 24 horas por dia.

O atendimento dos pacientes nas urgências é feito de acordo com a classificação de risco. Eles podem tratar das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família. Já os casos graves, como traumas, podem ser encaminhados às grandes emergências. “Antes, apenas os ricos tinham acesso a uma urgência odontológica, com dentista 24 horas. Mas até  dezembro nenhum pernambucano ficará há mais de uma hora de distância de uma Urgência Odontológica”, ressaltou Figueira.

Além disso, o Estado já apoiou o credenciamento de 30 laboratórios regionais de prótese dentária, para concessão de próteses dentárias, a partir dos encaminhamentos feitos pelas equipes de Atenção Primária e pelos Centros de Especialidades Odontológicas, consolidando a integralidade do cuidado em Saúde Bucal.

Deixe um comentário