Economia Últimas Notícias

Neoenergia e Caixa renovam convênio para doação de geladeiras no "Minha Casa"

A Neoenergia e a Caixa Econômica Federal assinam, nesta quarta-feira (15), a renovação de convênio para beneficiar por mais um ano famílias participantes do Programa Minha Casa Minha Vida. O acordo prevê a inscrição das pessoas atendidas pelo programa na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto de até 65% na fatura, e garante acesso ao programa Nova Geladeira, responsável pela troca de refrigeradores usados por novos com Selo Procel de economia. Os moradores das novas residências ainda recebem lâmpadas eficientes das distribuidoras controladas pelo Grupo Neoenergia.

Em Pernambuco, a Celpe deve realizar a substituição de cerca de duas mil geladeiras e fazer a doação de mais de dez mil lâmpadas. A previsão da concessionária é alcançar as unidades consumidoras entregues pelo governo federal com consumo acima de 80 kWh/mês, até o final de 2013. Segundo previsão da Caixa Econômica Federal, nove projetos devem ser entregues, no período do convênio, nos municípios de Barreiros, Igarassu, Palmares e Petrolina.

Desde junho de 2009, quando foi assinado o primeiro convênio com  Caixa, as distribuidoras do grupo já cadastraram mais de 14,5 mil domicílios do Programa Minha Casa Minha Vida para receber o benefício da Tarifa Social em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Norte. E o projeto Nova Geladeira doou para estes clientes aproximadamente 4,5 mil novos refrigeradores e 28 mil lâmpadas.

O objetivo do projeto é promover o uso eficiente da energia, adequando o consumo à capacidade de pagamento do cliente. Uma geladeira em mal estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Os refrigeradores do Nova Geladeira podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês.Para receber um novo refrigerador, o consumidor precisa ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, ter consumo médio dos últimos três meses igual ou acima de 80 kWh/mês, não possuir débitos com a distribuidora de energia, contar com fornecimento regular de energia, possuir uma geladeira usada e funcionando para trocar pela nova e ser morador de comunidade popular.

 

*Com informações da Celpe

Deixe um comentário