Destaques

Nesta quinta, quatro seleções tentam não cair na primeira fase do Mundial

Marina Padilha

No dia em que completa uma semana, a Copa do Mundo já pode conhecer mais dois eliminados na fase de grupos. No segundo jogo do dia, Uruguai e Inglaterra protagonizam um confronto direto às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo. As duas equipes vêm de derrotas em suas estreias. Os uruguaios amargam uma virada de 3×1 da Costa Rica. Os italianos perderam por 2×1 para a Itália. Nesta quinta, quem perder já está fora do Mundial. Quem vencer ainda depende de outros resultados para permanecer vivo na luta pelo título.

Além do peso emocional da partida, a Celeste ainda tem que lidar com o desfalque de Diego Lugano. O zagueiro e capitão da equipe foi vetado pelo departamento médico após reclamar de dores no joelho esquerdo. Os uruguaios realizaram, na tarde desta quarta, um treino fechado e o técnico Óscar Tabárez preferiu não divulgar a escalação, mas disse que o time pode ter até cinco mudanças na escalação, mas não na postura. “Não muda a tática. O planejamento que começamos vai continuar com a pessoa que for substituí-lo”, disse o treinador. Mas enquanto Lugano vai para o banco, Luis Suárez volta a ser titular. O atacante passou por uma cirurgia em maio e ficou de fora da estreia, mas está garantido no jogo contra o English Team.

Ao contrário de seu adversário, o técnico inglês Roy Hodgson aposta em uma mudança tática na equipe. Deve recuar Rooney, que se movimentava mais pela lateral esquerda, para a armação no meio-campo, posição parecida com a que o jogador ocupa no Manchester United. “Ele é um dos mais experientes do grupo e é claro que será sempre o foco. Prometo que todos verão uma ótima atuação dele contra o Uruguai”, disse Hodgson sobre o atacante.

E do primeiro confronto desta quinta pode sair mais um classificado para as oitavas-de-final. Colômbia e Costa do Marfim – que venceram Grécia e Japão, respectivamente – jogam às 13h no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quem vencer a partida precisa também torcer para que o adversário da estreia perca, garantindo uma das vagas do Grupo C. O resultado pode ser histórico para essas equipes. Se ganhar, a Colômbia vence, pela primeira vez, dois jogos em um mesmo Mundial. Já os marfinenses fariam sua estreia nas oitavas.

Na Arena das Dunas, Japão e Grécia jogam às 19h pela oportunidade de continuar na competição. Como os dois times vêm de derrotas, é vencer ou vencer para continuar. Para o técnico dos samurais, Alberto Zaccheroni, a forte marcação dos gregos é o que mais preocupa. É um time que lida muito bem com os ataques dos adversários e sabe explorar muito bem os contra-ataques. É um adversário difícil, sim”, afirmou. Do outro lado, a Grécia espera que a marcação seja efetiva para evitar que os japoneses tenham mais posse de bola e domínio do jogo.

 

Ficha Técnica: Colômbia x Costa do Marfim

Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Carlos Sánchez, Guarín, Cuadrado e James Rodríguez; Teófilo Martínez e Jackson Rodríguez. Técnico: José Pekerman.

Costa do Marfim: Boubacar; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Tioté, Die, Kalou e Yaya Touré; Gervinho e Bony (Drogba). Técnico: Sabri Lamouchi.

Segunda rodada (Grupo C). Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF). Data: Quinta-feira (19/06), às 13h. Árbitro: Howard Webb (Inglaterra). Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann (ambos da Inglaterra)

 

Ficha Técnica: Uruguai x Inglaterra

Uruguai: Muslera; Cáceres, Coates, Godín e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Álvaro Gonzalez, Lodeiro e Rodríguez; Luis Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Inglaterra: Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Henderson, Gerrard e Rooney; Sterling, Welbeck e Sturridge. Técnico: Roy Hodgson.

Segunda rodada (Grupo D). Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP). Data: Quinta-feira (19/06), às 16h. Árbitro: Carlos Velasco (Espanha). Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha).

Ficha Técnica: Japão x Grécia

Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Morishige e Nagatomo; Hasebe, Yamaguchi, Okazaki e Honda; Kagawa e Osako. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Grécia: Karnezis; Torosidis, Sokratis, Manolas e Holebas; Kone, Katsouranis, Maniatis e Salpingidis; Samaras e Gekas. Técnico: Fernando Santos.

Segunda rodada (Grupo C). Local: Arena das Dunas, Natal (RN). Data: Quinta-feira (19/06), às 19h. Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador). Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos de El Salvador).

Fonte: Arena das Nações

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário