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Nordeste apresenta crescimento nas tentativas de fraude pela internet em 2014

A região Nordeste ficou mais visada para fraudes na internet durante 2014. O índice de tentativas de fraude subiu de 6,09% em 2013 para 7,18%, de acordo com dados do Mapa de Fraude no Brasil 2014, da ClearSale, empresa especializada em  soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado. O número representa que a cada R$ 100 movimentados no comércio eletrônico da região, R$ 7,18 são tentativas de fraude.

Em todos os nove estados da região o aumento também foi encontrado. A Bahia continua como o maior índice do país, fechando 2014 com 9,39%, ante 8,20% de 2013. O Ceará continua em segundo, indo de 8,08% para 9,16%; enquanto o Maranhão foi de 6,12% para 6,30%; o Rio Grande do Norte de 4,67% para 5,68%; a Paraíba de 4,76% para 5,86%; Pernambuco de 4,31% para 5,85%; Alagoas de 4,17% para 5,88%; e Sergipe de 3,63% para 3,95%. O Piauí apresentou o crescimento mais expressivo, partindo de 2,92% em 2013, atingindo 4,61% no ano seguinte.

Para Omar Jarouche, gerente de Inteligência da ClearSale, a manutenção do Nordeste como região mais vulnerável se explica, especialmente, pela recente alta do crédito, e também pelo acesso crescente de internet, e de dispositivos com internet, como smartphones, nas regiões. “Desde 2013 Ceará e Bahia se revezam entre as primeiras posições daqueles menos seguros. E este comportamento ocorre especialmente com itens de alto fluxo de desova, como os próprios smartphones, ou periféricos de informática”, explica.

Entre os segmentos com maior procura dos fraudadores, além dos mencionados aparelhos de telefonia celular (18,09%) e produtos de informática (8,16%), completam a lista aparelhos e jogos de videogame, com 7,10%; itens automotivos, com 6,81%; e produtos de beleza, com 6,42%.

Sobre a ClearSale

Empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, entre eles e-commerce, telecomunicações e mercado financeiro. A ClearSale autentica 80 milhões de pedidos por ano e, em 2014, evitou a fraude de R$ 324 milhões. Atualmente, possui 700 colaboradores e mais de 1.600 clientes.

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