Destaques Saúde Últimas Notícias

Os perigos escondidos no palito de dente

Segundo as boas normas de etiqueta, utilizar o palito de dente em público é extremamente deselegante, mas cá para nós… Aquele que nunca precisou recorrer ao velho “palitinho” numa situação desconfortável (quando aquele fiapo de carne enganchou entre os dentes) que atire a primeira pedra!!
O fato é que o palito de dente não foi projetado para substituir o fio dental e a escova de dente como muitas pessoas costumam fazer!!!
O uso contínuo do palito dental traz, sem dúvidas, muitos inconvenientes como o desgaste do esmalte na região do colo dental (o que leva à càrie de palito nessa região), à impactação alimentar, já que o palito pode empurrar mais o alimento para o interior da gengiva, a ferimentos gengivais, à separação entre dentes vizinhos, etc.
Um detalhe que muita gente não percebe é que também há uma infecção cruzada no uso do palito, isto porque os palitos muitas vezes são colocados em recipientes comuns, sem a adequada individualização, e são manipulados por várias pessoas ao serem retirados dos mesmos. Além das mãos (sujas) que os manipulam, eles mesmos transportam as bactérias de um sítio infeccioso para outro numa mesma boca, levando as bactérias de um dente para outro..,
Resumindo, é uma hábito condenável em plena era da informação e amplo conhecimento!!
E aí vamos substitui-lo pelo fio-dental e pela escova de dente??
Fica a dica.

Dra Christiana Marcelino 
-Estética Dental/ Dentística, CRO: 8435 -PE

☎ 81. 98733-4240/ 3621-3259

Deixe um comentário