Destaques Polícia Política

Parlamentares revelam preocupação com escalada da violência no Estado

A violência disseminada pelo Estado levou os deputados Antônio Moraes (PSDB) e Socorro Pimentel (PSL) a fazer um alerta sobre o tema, durante a Reunião Plenária desta terça (21). Socorro Pimentel registrou o aumento da criminalidade no Sertão do Araripe. A parlamentar cobrou providências do Governo do Estado para o combate aos assaltos praticados em municípios como Ouricuri, Araripina e Trindade.

De acordo com Socorro, a região enfrenta uma “escalada de criminalidade nunca antes vista”. Ela citou casos de crimes praticados contra transeuntes, lojas, casas lotéricas e residências. “A população está com medo de sair às ruas. A insegurança dominou o sentimento das pessoas”, disse. A deputada acredita que falta efetivo e aparelhamento das Polícias Militar e Civil, e pediu uma ação mais firme do Governo do Estado.

socorroAntônio Moraes avaliou que o combate às drogas deve ser a principal estratégia do Pacto pela Vida. “Combater o tráfico é essencial para reduzir o número de homicídios. A maior parte das mortes violentas e dos assaltos tem algum viciado ou traficante envolvido”, observou.

Por outro lado, o deputado também registrou a atuação do 2º Batalhão da Polícia Militar em Macaparana, na Mata Norte. Moraes destacou o trabalho de gestão do comandante da unidade, Romolo Lamenha, que atendeu às reivindicações feitas na Reunião Plenária do último dia 6. “Um desses resultados foi a presença de uma guarnição do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) fazendo policiamento preventivo em Macaparana”, citou.

Já o deputado Odacy Amorim (PT) sugeriu que as prefeituras sejam mais ativas no combate ao crime. Ele lembrou que, quando prefeito de Petrolina, no Sertão, cedeu viaturas do município para a Polícia Militar, e o número de homicídios reduziu em 36%.

Deixe um comentário