Saúde Últimas Notícias

Passeio Ecológico marca dia de combate a Hipertensão em Paudalho

Foto: Fernando Elias

Promoção da qualidade de vida, educação corporal e ecoturismo. Foi dessa forma que os usuários da Academia das Cidades de Paudalho iniciaram o domingo (29). O grupo participou de um passeio ecológico no Haras Monte Verde, em Paudalho, com o objetivo de promover a saúde no sentido do bem estar físico, mental e social, e esbanjou disposição.

A concentração foi na Academia das Cidades e contou com exercícios de alongamento em preparação a longa caminhada. Durante o percurso os participantes aliaram a prática física com o contato com a natureza.

No local eles foram recepcionados com um café da manhã, participaram de uma dinâmica de apresentação e troca de experiência. Para finalizar a educadora física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família I (NASF) de Paudalho, Paula Guerra, realizou uma palestra sobre hipertensão.

O passeio ecológico é uma ação para marcar o Dia de Combate  Hipertensão e  qualidade de vida, comemorado no último dia 26 de Abril, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“A Academia das Cidades foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida”, ressalta Antônia Felix de Freitas, 52 anos. Há seis meses ela frequenta o espaço e conta que as atividades mudaram sua rotina, proporcionando melhor qualidade de vida. “Hoje faço caminhada, corro, perdi peso, melhorei de alguns problemas neurológicos, em fim sou outra pessoa”, conta.

Maria de Lourdes Barbosa, 57 anos, participa da Academia das Cidades há um mês e já começa a sentir os resultados. “Tomo medicamentos para pressão e após os exercícios físicos observo que passei a me sentir melhor”, diz.  Ela ficou entusiasmada com a excursão e destaca a beleza do local. “O passeio foi maravilhoso e uma oportunidade para estarmos em contato com a natureza”.

Cerca de 20 adolescentes, entre 10 e 15 anos, do grupo Desbravadores da Igreja Adventista de Paudalho também participou da excursão e animou a viajem. Para o coordenador, Fábio Mariz, 37 anos, a interação entre os participantes é importante para a formação social e humana, pois permite a troca de experiência.

A coordenadora da Academia das Cidades, Claudecy Meneses, ressaltou o apoio da Prefeitura de Paudalho e dos voluntários para a realização do evento. “O resultado foi positivo pelo quantitativo de pessoas acima do esperado, participação e aceitação do grupo e pelo apoio recebido”, fala.

A atividade contou com a assistência de uma ambulância, ônibus para o transporte do grupo e o apoio da guarda municipal da Prefeitura de Paudalho.

Deixe um comentário