Últimas Notícias

Paudalho recebe caravana da Fiocruz e do Espaço Ciência

Caravana da Fiocruz e Espaço Ciência chega à Paudalho para discutir ciência, cultura e saúde no Brasil. A abertura oficial do curso de férias foi realizada hoje (23), na Escola Confederação do Equador no bairro de Dois Irmãos. O prefeito Fernando Moreira fez presente acompanhado de representantes do Governo de Pernambuco e do Ministério do Desenvolvimento.
Último a falar o prefeito Fernando Moreira disse que receber uma expedição como essa é reafirmar o desejo de erradicar as doenças negligenciadas (tuberculose e esquistossomose), na cidade de Paudalho. “A luta contra doenças como um todo começa na prevenção e discussão, essa parceria que firmamos tem esse objetivo dessa frente preventiva. Para mim, é uma satisfação como gestor municipal, ver os nossos alunos e alunas engajados nesse projeto tão importante para nossa cidade”, afirmou otimista Fernando Moreira.
O curso de férias tem o objetivo de discutir as doenças negligenciadas que são a Esquistossomose e Tuberculose. As oficinas e palestras estão centralizadas no Colégio Municipal de Paudalho e na Escola Estadual Confederação do Equador, começando a partir das 8h e se estendendo na parte da tarde.Reciclagem, Música, Doenças e muito mais serão os temas abordados nas oficinas e palestras, o resultado desses trabalhos será apresentado pelos alunos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife, na próxima sexta-feira (27), dia que encerra a expedição à cidade de Paudalho.
Tânia Araújo, representante da Fiocruz Nacional (Fundação Osvaldo Cruz) falou sobre a escolha de Paudalho para sediar esse evento. “Escolhemos Paudalho por ter uma parceria muito firme com o Espaço Ciência de Pernambuco, além de ser uma cidade de relevância para Pernambuco na produção de cultura e educação”, conclui agradecendo ao prefeito pela receptividade e pelo compromisso com a qualidade de vida dos paudalhenses.
Primeira a receber o kit do curso a estudante Fernanda Paz, 16, disse que é uma alegria participar de um projeto em meio as férias escolares. “Além de preencher o vazio das aulas já que estamos em férias, fico mais feliz ainda por saber que vou ajudar minha cidade a ser cada vez melhor”, afirmou a estudante do ensino médio da Escola de Referência do Ensino Médio Confederação do Equador.
A ideia é promover a máxima integração de profissionais das áreas de educação, saúde, cultura e assistência social e identificar ações que possam dar continuidade ao trabalho iniciado com esta expedição, além de propiciar espaços de reflexões sobre saúde e ciência e potencializar ações de arte para a promoção da saúde e consolidação da cidadania.

Deixe um comentário