Saúde Últimas Notícias

PE inicia campanha de combate à tuberculose

Com uma circulação média de 12 mil usuários por dia e rota de acesso para seis unidades prisionais do Estado, o Terminal Integrado de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebeu, na última quarta-feira (14), campanha de conscientização, mobilização e combate à tuberculose promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Profissionais distribuirão materiais informativos aos funcionários e às pessoas que passarem pelo terminal, das 8h às 12h, e orientarão sobre os principais sintomas da doença, além de oferecerem aconselhamento e realizarem coletas para exames. O ponto da mobilização é estratégico por fazer parte do itinerário de quem realiza visitas ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna (Cotel), Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, Penitenciária Agro-Industrial São João, Penitenciária Prof. Barreto Campelo e Presídio de Igarassu. A ação antecipa o Dia Estadual de Combate à Tuberculose, comemorado no próximo sábado (17/11).

Dos 4,3 mil novos casos de tuberculose que ocorrem, em média, por ano no Estado, 350 são detectados em reeducandos, dentro das 20 unidades prisionais de Pernambuco. O número corresponde a aproximadamente 10% dos casos totais. O Estado ocupa o terceiro lugar em taxa da doença e o segundo lugar em mortalidade no País, sendo o 1º lugar na região Nordeste.“Os números mostram que a incidência é alta na população carcerária. A atuação focada nesse público e em quem mantém esse contato permanente se torna fundamental e prioritário para o controle da doença nas prisões do Estado. Por isso, a preocupação em monitorar esse fluxo”, pontua a coordenadora do Programa de Tuberculose da SES, Laíze Brilhante. Durante todo o mês, a SES promve campanha de mídia com a circulação de peças e outbus, além de apoiar os municípios em atividades educativas.

O Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco abriga, atualmente, cerca de 25 mil presos, distribuídos em 20 unidades prisionais. O risco de adoecer nas prisões no Brasil é 40 vezes superior à da população geral. Em junho deste ano, o Cotel ganhou um centro de diagnóstico em tuberculose que abrange os serviços de baciloscopia – exame que possibilita a pesquisa bacteriológica – e raio-X de tórax. Pernambuco é o sexto estado do País a contar com os serviços e o terceiro do Nordeste.

DOENÇA – A tuberculose é uma doença grave, porém curável, em praticamente 100% dos casos novos, desde que os princípios do tratamento sejam seguidos. É um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, alberga 80% dos casos mundiais da doença. Doença curável e evitável, a tuberculose mata aproximadamente 4.500 pessoas no Brasil, a cada ano. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares. Em Pernambuco ocorrem, em média, 380 óbitos por ano (segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade/SIM). A capital pernambucana encontra-se em primeiro lugar em mortalidade dentre as capitais brasileiras.

Deixe um comentário