Últimas Notícias

Policiais recebem capacitações para as duas Copas em PE

Para garantir que os torcedores assistam aos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo na Arena Pernambuco com segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está investindo R$ 13 milhões em capacitação dos policiais que vão atuar nos eventos da FIFA no Estado. E um dos principais investimentos são os cursos de treinamento realizados através do programa Pacto pela Vida. Entre estes, merece destaque a capacitação sobre o Método Giraldi, que tem como objetivo buscar na ação policial o equilíbrio, a observância das leis e o conhecimento técnico-profissional de qualidade para que a ação contra o agressor seja cessada sem o uso da violência extrema.

Ao todo, já foram capacitados nesse método 123 instrutores e 1.824 usuários desde 2008. Cada turma é formada por 20 policiais, e, para este ano, a previsão da SDS é formar mais 100 turmas, sendo 80 direcionadas para instrutores e 20 voltadas para usuários. Policiais que trabalharão diretamente na Arena Pernambuco também receberão esse treinamento: no total, são 2 mil policiais militares e 600 policiais civis, chamados de Operadores da Copa. Eles também vão receber outras capacitações, como os cursos de Policiamento de Praças Esportivas, Ação e Choque, Policiamento Turístico, Policiamento Rodoviário, Estatuto do Torcedor, além do Programa de Capacitação Pública de Ações de Inteligência.De acordo com o Gerente-geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano Cysneiros, é de extrema importância a capacitação dos servidores policiais. “A sociedade espera deles um trabalho com eficácia, eficiência e sem excessos, interagindo com a comunidade, principalmente no momento de crise. Por isso, o policial deve estar preparado para utilizar técnicas que levem em consideração os Direitos Humanos, tendo a exata noção de suas atribuições e não colocando em risco a vida das pessoas”, ressaltou.

Método Giraldi – Desenvolvida pelo professor e coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Nilson Giraldi, essa técnica busca preservar a vida e tem base nos princípios dos Direitos Humanos. No último mês de maio, o próprio Giraldi esteve no Recife para ministrar uma palestra no Curso Valorização da Vida, realizado na SDS. Na ocasião, ele destacou que sua técnica, que segue a metodologia do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, é utilizada em vários países, mas os métodos devem ser adaptados de acordo com a realidade de cada localidade.

Deixe um comentário