Destaques Educação Últimas Notícias

Pontos de Cultura da Mata Norte participam de seminário na Itália

A Mata Norte de Pernambuco está representada pelo Ponto de Cultura do Museu Poço Comprido, de Vicência, e pelo Ponto de Cultura Estrela de Ouro, de Aliança, no seminário “Pontos de Encontro – Cultura a unir os povos”, que inicia nesta quarta- feira (27), no Vaticano, em Roma.

O seminário é a mais nova etapa do projeto Scholas Occurrentes, criado pelo Papa Francisco quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires, e pretende criar um novo modelo de educação para o mundo. Durante o Congresso Internacional de Cátedras Scholas, Scholas Occurrentes, com o Instituto Casa Comum, realizam um seminário com organizações de cultura comunitária, de diferentes países da América Latina.

“Nos sentimos muito honrados em poder contribuir com esse projeto, pois falar tendo como referência nossa experiência de ponto de cultura nos anima e nos engrandece muito. Sabemos dos desafios e dos caminhos dificultosos pelos quais estamos passando na atual conjuntura, porém, momentos como este tonifica nossa luta, pois a educação não está apenas a cargo da escola, ela perpassa por diversos espaços e nós também somos responsáveis pela formação dos nossos cidadãos. Então vamos lá!”, explica a produtora cultural do Ponto de Cultura Poço Cumprido, Joana D’Arc Ribeiro.

PONTO DE CULTURA POÇO CUMPRIDO DE VICÊNCIA

A participação de brasileiros inclui três Pontos de Cultura do Nordeste, Ponto de Cultura Poço Comprido (Joana D’Arc Ribeiro), Ponto de Cultura Cabras de Lampião (Cleonice Maria, Karl Marx e Sandino Lamarca), Ponto de Cultura Estrela de Ouro (Wanessa Santos), integrantes da Conexão.PE, comungando as experiências vividas através do Programa Cultura Viva, iniciado no Brasil, a partir da primeira gestão do ex-presidente Lula.

O Ponto de cultura Estrela de Ouro representa as experiências exitosas com o Movimento Canavial, enquanto artistas e produtores culturais. Estão indo representar o Movimento, Wanessa Santos, coordenadora do Movimento Canavial e produtora cultural, e Alexandre Avelozzo, produtor cultural. “Além do reconhecimento, o convite para este evento é uma oportunidade de construir pontes entre as diversas Redes existentes no mundo, que trabalham em prol da melhoria da educação, cidadania e da manutenção das culturas locais”, afirmam.

PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO- ALIANÇA

O objetivo é refletir juntos, buscando gerar uma proposta de cooperação, com base em experiências que podem servir como um modelo a ser aplicado em diferentes situações, que são sintetizadas na Carta de Castel Gandolfo, a ser redigida pelos participantes.

Estas organizações comunitárias que realizam ações solidárias de modo permanente, dando uma resposta concreta à população de suas localidades, serão designadas como “Pontos de Encontro” e proporcionarão atividades formativas de aprendizagem- serviço criativo, destinadas aos jovens, “Agentes Jovens da Cidadania” e os incorporando ativamente em projetos definidos dentro do contexto de cada comunidade, com um profundo compromisso cidadão.

Focadas em arte e cultura, ambiente, educação popular, direitos humanos, tecnologia livre e organização cidadã, reunindo a sabedoria ancestral, comunitária e artística nas mais diversas áreas sociais e territoriais; durante um ano, os Agentes Jovens da cidadania receberão formação específica e, ao mesmo tempo, aplicarão o que aprenderam em trabalhos para melhorar suas próprias comunidades.

Há dois anos são promovidos encontros que reúnem jovens estudantes representando diferentes camadas sociais, religiões e etnias. Juntos, eles buscam encontrar soluções de problemas comuns e que estimulem a tolerância com a diversidade e promovam a inclusão.

Deixe um comentário