Destaques Entretenimento

Prefeitura de Nazaré da Mata parabeniza Grupos de Maracatus

A prefeitura de Nazaré da Mata através do prefeito Nado Coutinho e do vice Maurício Andrade parabenizam todos que fazem a cultura do maracatu em nossa cidade e em todo o Estado.

Nazaré da Mata comemora o Dia Estadual do Maracatu. A beleza das evoluções, o brilho e cores do Maracatu, criam um fenômeno singular e mágico, tocando o inconsciente coletivo. É a alma do povo nazareno, irrompendo na vertigem alucinante dos chocalhos dos caboclos de lança. Em seu dia de comemoração em 1.º de Agosto, data que homenageia, também, o Maracatu Rural da Terra do Maracatu, a Prefeitura parabeniza os Grupos de Maracatu Rural. Parabéns a quem participa, apoia e vivencia essa manifestação cultural.

O Maracatu Rural é uma manifestação tradicional que mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. O ritmo que nasceu no campo, hoje responsável por transformar o carnaval de Pernambuco em um dos mais bonitos do País. Os personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança [ícones do Carnaval de Pernambuco, junto aos passistas de frevo], Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas.

Os Grupos de Maracatu de Nazaré da Mata, atualmente, são: Leão Brasileirinho, Leão Dourado, Águia de Ouro, Leão de Ouro, Leão Africano, Leão Formoso, Leão Misterioso, Leão Cultural, Piaba Dourada, Leão Nazareno, Estrela Brilhante, Águia Misteriosa, Cambinda Nova, Leão da Selva, Leão Faceiro, Águia Dourada, Estrela da Tarde, Cambinda Brasileira [o mais antigo], Coração Nazareno [formado por mulheres], Sonho de Criança [formado por crianças].

O Maracatu tem oficialmente sua comemoração no dia 1.º de Agosto. A data que homenageia também o nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A Lei Estadual n.º 11.506, de 22 de dezembro de 1997, não podia ser mais sucinta. Institui em Pernambuco o dia 1.º de Agosto como Dia Estadual do Maracatu e revoga as disposições em contrário.

Deixe um comentário