Destaques

Prefeitura de Paudalho alerta sobre o combate a dengue

dengueEm decorrência da chegada das chuvas após o verão, e o aumento da temperatura nessa Estação, o número de casos de dengue tende a aumentar, principalmente nas zonas urbanas, onde é maior a quantidade de criadouros resultantes da ação humana. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade, uma situação epidemiológica que representa um grave problema de saúde pública no Estado e País.
Visando evitar a proliferação de insetos vetores em suas dependências, dentre eles o mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura Municipal do Paudalho, através da Secretaria de Saúde / Vigilância em Saúde, vem desenvolvendo ações voltadas ao monitoramento e redução da população do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) por meio das visitas de inspeção aos domicílios, prédios de comércio e instituições, assim como, os pontos-estratégicos (Cemitério, lixão, oficinas, borracharias, etc) e, inspeções sistemáticas para identificação de locais que possam servir à reprodução e proliferação do inseto. Essas inspeções são desenvolvidas por funcionário específico para tal finalidade, sendo uma atividade complementar às visitas e trabalho dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde.
É importante destacar que o controle da Dengue exige um esforço de toda a sociedade, em suas residências e locais de trabalho. Providências relativas às medidas de segurança, como tampar todo recipiente de armazenamento de água, colocar terra nos pratos dos vasos de plantas, não jogar lixo ao ar-livre, estar atento não só ao seu local de moradia ou de trabalho mas, da região de vizinhança, fazendo ciente a Vigilância em saúde do município, qualquer caso que precise de uma intervenção dos Agentes de Endemias, evitando que haja proliferação do mosquito. Toda medida que impeça que o mosquito fêmea coloque os ovos nas paredes do recipiente, deve ser realizada assim, população e poder público, em parceria, conseguirão manter o controle da situação e deixar Paudalho em situação de segurança no controle da dengue.

Deixe um comentário