Política

Presidente da Assembleia recebe Título de Cidadão do Recife

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, recebeu o Título de Cidadão do Recife, nesta sexta (29 de agosto), na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Eduardo Marques, do PTB. A honraria é dedicada a pessoas que não nasceram na cidade, mas contribuem direta e indiretamente para o seu crescimento. A solenidade foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes, do PSB, que é presidente da Câmara Municipal. 

Na ocasião, Eduardo Marques lembrou a trajetória do homenageado e afirmou que uma das características da personalidade de Uchoa é ser amigo, destacando também a dedicação do presidente da Alepe na defesa dos direitos das pessoas desamparadas. 

Ao agradecer a homenagem, Guilherme Uchoa destacou a amizade antiga com Eduardo Marques e comentou que foi escrivão de polícia ao lado do seu pai, delegado Jonathan Marques da Cunha. O deputado lembrou, também, que o Recife tem um significado importante, porque foi na capital que ele iniciou sua carreira estudantil e profissional. 

Uchoa ainda agradeceu à sua esposa Eva e citou o ex-governador Eduardo Campos e o desembargador Benildes de Souza Ribeiro como pessoas que marcaram a sua história de vida.

O governador João Lyra Neto destacou que fez questão de comparecer à solenidade para prestigiar Uchoa pela sua trajetória política no Estado. 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Frederico Neves, considerou justa a homenagem ao deputado pelos seus 20 anos de serviços prestados ao Estado. 

Natural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, Guilherme Uchoa está no quinto mandato no Parlamento Estadual. À frente da Presidência da Casa desde 2007, já comandou interinamente o Governo do Estado, por duas ocasiões, em maio e outubro de 2007. Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Uchoa também foi escrivão da Polícia Civil por dez anos. Bacharel em Direito pela UFPE, atuou como juiz em diversas comarcas. Em 1990, foi coordenador de propaganda eleitoral em Pernambuco e ocupou, ainda, o cargo de secretário de Assuntos Jurídicos em Itamaracá e Paulista.

Deixe um comentário