Economia Últimas Notícias

Procon-PE Esclarece: os cuidados na viagem de São João

Editoria Economia- JC

Na próxima semana, será comemorado o Dia de São João. Apesar de o feriado aqui no Nordeste ser apenas no dia 24, muita gente vai imprensar e iniciar o feriadão no fim de semana. Para quem escolheu viajar, o Procon-PE dá algumas orientações para o passeio não se tornar um transtorno.
A pesquisa de preços é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor.

Se a agência cancelar a viagem, existe a obrigação de restituir todos os valores pagos corrigidos, bem como eventuais prejuízos financeiros e danos morais (judicialmente). Cancelamentos feitos pelo consumidor devem ser comunicados por escrito, com a maior antecedência possível.

Caso vá viajar de ônibus, saiba que as empresas de ônibus devem manter painéis ou cartazes discriminando destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso. No caso de interrupção ou atraso, o passageiro tem direito a receber informação prévia e assistência como alimentação, local adequado para aguardo e acondicionamento das bagagens, além de pousada e hospedagem, a depender do tempo de espera.

Há, nesta época, muito aluguel de casas para temporada. O consumidor deve exigir recibo discriminado de todas as quantias pagas. Faça uma vistoria no local, em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel. Faça um contrato. Caso o imóvel seja mobiliado, devem constar nesse documento a descrição de seu estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue uma nova vistoria.

Deixe um comentário