Últimas Notícias

Projeto Paixão pela Educação é vivenciado em São Vicente Férrer

A educação é a grande base para um mundo melhor e tudo começa na educação infantil, onde é construído o alicerce dessa base. É pensando nisso que os estudantes do Normal Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Coronel João Francisco, localizada em São Vicente Férrer, vivenciam há sete anos o Projeto Paixão pela Educação, idealizado pela professora Janaise Faustino o projeto este ano terá a culminância realizada neste sábado (28).

Serão apresentadas palestras que vão estimular nos alunos a paixão pelo ato de ensinar e um interesse maior pela pesquisa científica. O projeto será apresentado a aproximadamente 250 pessoas no Ginásio de Esportes da cidade envolvendo cerca de 50 estudantes. “Essa é a oportunidade de nós, educadores, estimular nossos estudantes e mostrar o quanto é prazeroso ensinar. Cada um deles pode fazer a diferença e é esse nosso objetivo, fazer a diferença em sala de aula”, comenta Claudia de Lourdes Andrade, gestora da EREM.

Há dois anos o projeto deu vida ao prêmio Paixão pela Educação, que incentiva a produção científica, fazendo com que os estudantes apresentem trabalhos para serem aplicados na educação infantil. Estão concorrendo trabalhos de conclusão de curso e mostra áudio visual. Ao todo cinco trabalhos foram inscritos e concorrem a um notebook para o 1º lugar; um tablet para o 2º lugar e uma máquina fotográfica digital para o 3º lugar. Os demais receberão certificado de participação.As palestras serão ministradas pelo professor especialista em leitura e escrita, José Pacheco, onde vai ser abordado o tema “Educação Integral em Comunidades de Aprendizagem”. Pacheco é autor de vários livros, já participou do Programa Esquenta e é mestre em Ciências da Educação. Ele é criador da Escola da Ponte, localizada na cidade do Porto em Portugal, cujo projeto educativo da instituição enfoca a autonomia de seus alunos. A segunda palestra será apresentada pelo coordenador regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, Túlio Andrade, que vai incentivar os estudantes mostrando sua experiência nesse projeto e em outros do qual já participou.

Deixe um comentário