Educação

Projovem do Campo – Saberes da Terra forma estudantes do Sertão

A Secretaria de Educação (SE), por meio da Gerência Regional de Educação (GRE) de Arcoverde, forma 298 estudantes do Programa Projovem Campo Saberes da Terra – desenvolvido pelo MEC em parceria com a SE e os movimentos sociais. O evento, que acontece na sexta-feira (13), no município de Custódia, terá dois momentos em horários diferentes.

O primeiro ficará por conta da formatura de 46 estudantes ligados ao Movimento Liberal dos Sem Terra, a partir das 15h, na Fazenda Santa Rita – local onde os alunos estudaram durante os dois anos da modalidade de ensino que equivale ao ensino fundamental anos finais. E o segundo momento será a partir das 19h, na quadra esportiva da Escola Municipal Ernesto de Queiroz, em Custódia. Lá, além dos 234 estudantes quilombolas, das 13 turmas do município, também serão formados 18 alunos quilombolas de uma turma do município de Betânia.

Os estudantes desse segundo momento fazem parte de 14 comunidades quilombolas. São elas: de Lajedo, Açudinho, Lagoinha, Buenos Aires, Vila Quitimbu, Serra da Torre, Carvalho, Sítio Barro Velho, Umbuzeiro da Telha, São José, Grotão (Sítio Mata Verde de Cima e Mata Verde de Baixo) e Betânia.

O Programa– Criado por meio de uma parceria firmada ainda em 2005, o programa Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Os participantes recebem uma bolsa de R$ 1,2 mil em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância porque é intercalando em tempo-escola e tempo-comunidade.  A SE cabe oferecer os professores. Já os movimentos sociais são responsáveis por encontrar os espaços adequados para que sejam ministradas as aulas.

Deixe um comentário