A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com o Ministério de Turismo está realizando no Estado o programa Pronatec na Empresa. O Projeto busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da escolaridade dos participantes, sendo assim, um forte instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional. Participam do projeto os 12 estados-sede escolhidos para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Com cursos gratuitos de inglês, espanhol e libras básicos, além de especializações para bartenders, garçons, auxiliares de cozinha, agentes de viagens, camareiras e outras categorias, as aulas acontecem nos próprios locais de trabalho, com frequências e horários que podem ser ajustados de acordo com a necessidade do participante. Os cursos do Pronatec na Empresa têm uma carga horária mínima de 160 horas e ainda oferecem uma assistência financeira ao estudante, que receberá o valor de R$2 por hora/aula.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma grande oportunidade para as empresas e profissionais do Estado. “Com o Pronatec na Empresa, as corporações terão a oportunidade de aprimorar o serviço oferecido ao turista que visita seu estabelecimento. Já o profissional recebe a oportunidade de se qualificar, crescer profissionalmente, ganhando um diferencial de outros que também estão no mercado. Esta é um momento único para aqueles que desejam fazer a diferença durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil”, afirmou.
O garçom Thiago Maurício esta participando do curso de inglês básico que já esta acontecendo no Mar Hotel. Para ele, o Pronatec na Empresa surgiu como uma grande oportunidade de aprimorar seu trabalho, de manter contato com os turistas. “Esta é uma grande iniciativa, principalmente para aqueles que não têm a oportunidade de pagar por um curso de idiomas para se qualificar. As aulas acontecem em nosso próprio local de trabalho, facilitando ainda mais para nós. Hoje, após as primeiras aulas de inglês já consigo ter uma comunicação básica com os turistas. Aprendemos como desejar um bom dia, pedir licença, saber se eles estão bem, é um grande passo para nossa profissão”, concluiu.
Em Pernambuco, cerca de 250 pessoas já estão inscritas no projeto. Empresas do ramo hoteleiro como o Pontes Hotéis, Mar Hotel, Pousada São Francisco e o Hotel Costeiro têm seus profissionais participando do curso de inglês básico. Já os trabalhadores da área alimentícia, de restaurantes como o Galletus, a Pizzaria Atlântico e o Restaurante Villa se dividem entre os cursos de línguas e auxiliar de cozinha. Profissionais da Caixa Cultural também participam da especialização.
As inscrições só podem ser feitas pelas empresas interessadas, no site oficial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): http://pronateccopa.turismo.gov.br