Destaques

Protestos marcam comemorações de 136 anos de fundação de Glória do Goitá

Com cerca de 30 mil habitantes, o município Glória do Goitá localizado na Zona da Mata Norte, a 66 Km do Recife, se destaca na região por ser o berço do mamulengo e desde 2011 do pólo industrial do Estado. A cidade comemora nesta terça- feira (09) 136 de fundação com protestos de estudantes pelas ruas do município.

Glória do Goitá vem se destacando em Pernambuco com instalações de empresas de grande porte como a Nissin Miojo, WHB fundições, Tatalplast além de outros investimentos como um hotel de cinco andares com 150 apartamentos esta sendo construído as margens da PE 50.

A cidade mudou sua cara uma transformação positiva no cenário econômico de Pernambuco, onde todos os munícipes estão ganhando com geração de emprego e renda.

E mesmo com todo esse desenvolvimento um grupo de estudantes vai protestar por melhorias na saúde, educação, segurança e contra a corrupção e pela validação da lei da ficha limpa, onde o prefeito Dr. Miranda do PTB ganhou as eleições, porém ainda encontra-se no TRE um recurso contra sua diplomação e posse. Outra reivindicação é contra a empresa de ônibus Borborema que aumentou a passagem de Glória a Vitória em 50 centavos, passando de R$1,75 para R$ 2,25. A passeata esta prevista para três horas da tarde e foi articulada pela rede social facebook.

História- O município de Glória do Goitá, não foi nunca emancipado e sim fundado através de Lei Provincial nº 1.297.
O município foi criado em 9 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos Distritos Sede e Apoti, e pelo Povoado do Tapera.
A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.

Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que construíram uma Capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa Capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.
O município foi fundado em 09 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297. A denominação do município tem origem na junção do nome da Padroeira Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Deixe um comentário