Aproximadamente um milhão de estudantes pernambucanos das redes municipal, estadual e federal realizam, nesta terça-feira (05), as provas da primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Os testes vão ser realizados nas escolas inscritas nas disputas e os alunos as realizarão no seu turno regular de aula”, explica o coordenador regional da OBMEP, Vicente Souza Neto.
Iniciada em 2005, a competição, que foi criada quando o governador Eduardo Campos ocupava o Ministério da Ciência e Tecnologia, vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. Do total de inscritos na competição, cerca de 5% será selecionado para a segunda fase da OBMEP. A listagem com os estudantes classificados será divulgada no dia 15 de agosto. As provas vão acontecer no dia de 17 de setembro.
Pernambuco sempre se destaca na competição. Na última edição, as escolas estaduais tiveram 22 medalhistas, totalizando cinco medalhas de ouro, seis de prata e 17 de bronze, além de 393 menções honrosas, dois professores premiados, três escolas premiadas com kit e cinco com troféus.A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Dentre as realizações da Olimpíada destacam-se: a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site; o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais; a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação.
Os estudantes participantes da 8ª OBMEP são divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:
Nível 1- alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas;
Nível 2– alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas;
Nível 3– alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
Participam das provas da OBMEP somente os alunos que, na data da realização da prova, estão regularmente matriculados nas escolas inscritas na OBMEP. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados na época da inscrição da escola, mas que dela se desligaram, por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros motivos.