Destaques

PSB entra com representação contra o PTB sobre propaganda eleitoral antecipada e uso da máquina

Do JC Online

O PSB entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal João Paulo (PT) e o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB). O partido socialista acusa a prefeitura de fazer propaganda eleitoral antecipada e usar a máquina prefeitura para divulgar a agenda dos pré-candidatos Armando e João Paulo. A postagem foi feita na página da prefeitura de Nazaré da Mata no Facebook, no dia 5 de maio. O parecer o desembargador auxiliar Agenor Ferreira de Lima Filho determinou a retirada imediata de uma publicação da rede social, que foi feita.

Os advogados da chapa petebista já apresentaram a defesa. De acordo com o grupo jurídico do PTB, o desembargador negou a ação de uso da máquina por parte da Prefeitura de Nazaré da mata. “O desembargador, por ser auxiliar e estar julgando apenas questões ligadas à propaganda eleitoral, não tem competência jurídica para analisar o caso de conduta vedada e, por isso, negou”, explicou o advogado do PTB, Rodrigo Albuquerque.

“Não houve propaganda extratemporal, houve apenas a narração do itinerário de Armando e João na cidade”, declarou Valber Agra, outro advogado do PTB. Agra disse, ainda, que o partido elaborou uma cartilha sobre condutas que devem ser seguidas pelos seus membros. O texto já foi enviado por e-mail e, nesta semana, ficará pronto o material impresso.

O PSB alegou ao TRE que foi usada “uma ferramenta de comunicação institucional – o site da Prefeitura – para promover uma candidatura ao Governo”. Segundo nota enviada pelo lado socialista, o desembargador citou no seu relatório “expressa referência às respectivas candidaturas e a projetos que fazem menção direta ao pleito vindouro, em desrespeito ao art. 57-A da Lei n.º 9.504/1997” e a “nítida extemporaneidade da propaganda, por antecipação, podendo ocasionar desigualdade no pleito a permanência das publicidades aqui apresentadas”.

 

_________________________________________________________

Em nota, PTB diz que PSB recorre ao TRE por falta de votos

NOTA OFICIAL DO PTB

A respeito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Pernambuco (TRE) sobre o pedido do PSB contra o pré-candidato a governador e senador Armando Monteiro (PTB), o pré-candidato ao Senado e deputado federal João Paulo (PT) e o prefeito de Nazaré da Mata, Egrinaldo Coutinho (PTB), o PTB informa que já recorreu, junto à Justiça Eleitoral, da acusação de suposta propaganda extemporânea no Facebook.

O partido confia totalmente na idoneidade da Justiça Eleitoral e tem plena certeza de que a ação protocolada não terá sucesso.

O PTB salienta, por fim, que o PSB, mais uma vez, em razão da falta de votos, quer transferir as decisões populares para a esfera judicial, como se quisesse ganhar o futuro pleito no tapetão.

Entenda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou uma representação do PSB contra o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), e ordenou que a prefeitura retirasse da página oficial no Facebook uma postagem que divulgava agenda de pré-campanha do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e do deputado federal João Paulo (PT) no município. O material havia sido postado no dia 5 de maio.

A decisão é do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho. O PSB acusa o prefeito de ter realizado “clara propaganda eleitoral antecipada”. O prefeito, o senador e o deputado terão até 48h após serem citados para responder à Justiça Eleitoral.

*Blog do Jamildo

Deixe um comentário