Saúde

Qualidade dos alimentos deve ser observada

Reprodução

Durante as grandes festas populares, como o Carnaval, é comum o aumento do consumo de alimentos na rua e em restaurantes e bares. Comidas como iscas de peixe e de carne, queijos e salames são alguns dos petiscos mais apreciados pelas pessoas. Mas para não comprometer à saúde é necessário, além dos cuidados com os produtos, verificar a higiene do ambiente, dos utensílios na mesa e dos serviços.

Aqueles que vão aproveitar os dias de folga em casa também devem ter cuidados na compra dos alimentos nos supermercados. Embalagens de produtos de origem animal e perecíveis como laticínios, cárneos e pescados, entre outros, devem ter o carimbo de inspeção oficial do governo que pode ser do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Serviço Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O selo caracteriza que o produto foi produzido em estabelecimentos sob controle oficial, o que pressupõe o atendimento às normas sanitárias e tecnológicas regulamentares, que visam à inocuidade e conformidade desses alimentos.

Outra precaução importante é conferir a data de fabricação, o prazo de validade, a coloração do produto e os aspectos de conservação que, no caso dos resfriados, devem ser mantidos e expostos sob temperatura controlada, que em geral varia de 2ºC a 6°C°.

Para o registro dos produtos, as empresas submetem aos órgãos de controle oficial as fórmulas de fabricação, a quantidade de cada ingrediente, o processamento tecnológico, modos de embalagem e conservação.

Deixe um comentário