Destaques Saúde

Recife ganha centro de referência especializado para tratamento de crianças com microcefalia

A policlínica Lessa de Andrade, que fica no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, inaugura nesta segunda-feira (4) um Núcleo de Desenvolvimento Infantil, voltado para a assistência de famílias com crianças que nasceram com microcefalia. O espaço contará com uma equipe médica multidisciplinar que vai acompanhar o crescimento da criança e investigar possíveis comprometimentos auditivos, mentais e cardiológicos do bebê.

A microcefalia é uma malformação cerebral que pode afetar bebês nos primeiros três meses de gestação. De acordo com o parâmetro adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para indicar a microcefalia, a criança tem o perímetro da cabeça igual ou menor que 32 centímetros no momento do nascimento.

A condição genética pode ser explicada por vários motivos, principalmente infecções transmitidas da mãe para o filho ainda na gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. Recentemente, especialistas começaram a investigar a relação entre a microcefalia e o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e também causador da dengue e da chikungunya.

No último boletim epidemiológico, o ministério da saúde notificou 2.975 casos de recém-nascidos com suspeita de terem microcefalia, dos quais 1.153 estariam em Pernambuco.

Recife lidera o ranking com 217 casos. Na sequência, aparecem Jaboatão dos Guararapes, com 74 e Caruaru 40 registros de bebês com microcefalia.

 

Reportagem de Suellen Fernandes e Rafael Carneiro/ Rádio Jornal 

Deixe um comentário